quinta-feira, 18 de julho de 2024

Personagem: Carequinha

Em 1915 nascia George Savalla Gomes, o Carequinha, em Rio Bonito, RJ.

A mãe, aramista e trapezista, sentiu as dores do parto em cima do trapézio. Pouco tempo depois deu a luz a Carequinha , ali mesmo dentro do circo. Criado em uma tradicional família circense, não podia ter outro destino. Começou a trabalhar como palhaço aos cinco anos e nunca mais parou, passando por vários circos nacionais e até um internacional, o Circo Sarrazani.

Um dos palhaços mais marcantes do Brasil. Ironicamente George tinha uma vasta cabeleira, que fazia questão de pintar e manter bem penteada, numa prova de extrema vaidade. O apelido foi dado pelo padrasto, responsável pela peruca careca que obrigou o enteado a usar.

Carequinha foi o primeiro artista circense a trabalhar na televisão, na TV Tupi, onde ficou durante muito tempo. Foi o inventor do que seriam os programas de auditório.

Sempre se deu muito bem com os negócios e foi pioneiro no marketing pessoal. O resultado disso, aliado ao talento nato, fez o artista gravar 26 discos que venderam 2 milhões de cópias, alavancar a venda de produtos infantis que tinham a sua marca, fazer cinema e ainda conquistar vários prêmios e homenagens pelo País.

Ao contrário de seus famosos companheiros, que morreram na miséria, viveu bem financeiramente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário