domingo, 14 de julho de 2024

Almanaque 14 de julho

Fatos marcantes ao longo da história.

Aconteceu num 14 de julho...


Imagens secretas da primeira bomba nuclear soviética são divulgadas em documentos secretos - Russia Beyond BR

1789aconteceu a Tomada da Bastilha em Paris, fato que deu início à Revolução Francesa . Processo social e político ocorrido na França entre 1789 e 1799, cujas principais conseqüências foram a queda de Luís XVI, a abolição da monarquia e a proclamação da República, que poria fim ao Antigo Regime. As causas determinantes de tal processo estavam na incapacidade das classes dominantes (nobreza, clero e burguesia) de enfrentar os problemas do Estado, a indecisão da monarquia, o excesso de impostos que pesavam sobre os camponeses, o empobrecimento dos trabalhadores, a agitação intelectual estimulada pelo Século das Luzes e o exemplo da Guerra da Independência norte-americana.
1866foi publicada na França uma lei sobre a propriedade literária determinando que os direitos sobre uma obra pertenceriam aos herdeiros do autor até 50 anos após a sua morte. Eram os Direitos Autorais.
1889uma passeata no RJ exigiu a República ao som da Marselhesa, nos 100 anos da queda da Bastilha.
1899Luiz Galvez proclamou a República do Acre, território que pertencia à Bolívia.
1909foi inaugurado o Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
1917foi fundado em São Paulo o Esporte Clube Sírio.
1917foi proclamada a Independência da Finlândia.
1924o estado de sítio que atingia São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro foi estendido ao Amazônas, Pará, Sergipe, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Durou até o final de 1926.
1927foi lançado, em São Paulo, o jornal “Diário Nacional”.
1928foi inaugurado em São Paulo o serviço de telefonia automático.
1948a URSS respondeu negativamente ao protesto aliado e reafirmou o seu direito exclusivo sobre Berlim.
1949explodiu a primeira bomba atômica soviética. (Foto acima)
1955foi criado, por decreto, o ISEB – Instituto Superior de Estudos Brasileiros, que reúne a nata dos intelectuais nacionalistas.
1958o general iraquiano Abd al-Karim Qasim deu um golpe de estado, implantou o regime nacionalista e metralhou o rei Faisal.
1960ocorreu o assalto ao trem pagador. Tião Medonho liderou o bando que roubou Cr$ 27 milhões, mas foi preso. O assalto virou tema de filme.
1961o ex-general dominicano R. Román foi condenado a 30 anos de prisão por cumplicidade no assassinato de Rafael Leônidas Trujillo.
1961o Papa João XXIII publicou a encíclica “Mater et Magistra”.
1969um conflito em Honduras e El Salvador terminou com mil mortos.
1976a Espanha reformou o regime franquista e legalizou os partidos políticos fechados por Franco, menos o Partido Comunista.
1977o jornalista Flávio Tavares, correspondente na Argentina do "Estado" e do “Jornal da Tarde”, foi preso no aeroporto de Carrasco, no Uruguai, acusado de espionagem.
1977uma pane em NY deixou 10 milhões de pessoas sem energia, por 24 horas.
1979deixou de circular o "Diário de São Paulo".
1982foi apreendiada a revista “Guerrilha do Araguaia”, da editora de Anita Garibaldi.
1992estreou “Anos Rebeldes”, na Rede Globo. A minissérie influenciou na mobilização estudantil em favor do “impeachment” de Collor.
1996um acidente na Fórmula Indy matou o piloto americano Jeff Krosnoff e um fiscal de pista, em Toronto, no Canadá.
2024uma passeata na Av Paulista em frente ao MASP exigia "impeachment" do ministro do STF Alexandre de Moraes com os dizeres "ou você vai, ou a censura continua".

Nenhum comentário:

Postar um comentário