sexta-feira, 19 de novembro de 2004

A folha amassada

Quando criança, por causa de meu caráter impulsivo, tinha raiva à menor provocação. Na maioria das vezes, depois de um desses incidentes me sentia envergonhado e me esforçava por consolar a quem tinha magoado. Um dia, meu professor me viu pedindo desculpas, depois de uma explosão de raiva, me entregou uma folha de papel lisa e me disse:

- Amasse-a!

Com medo, obedeci e fiz com ela uma bolinha.

- Agora, deixe-a como estava antes. Voltou a dizer-me.

É óbvio que não pude deixá-la como antes.

Por mais que tentasse, o papel continuava cheio de pregas. O professor me disse, então:

- O coração das pessoas é como esse papel.

A impressão que neles deixamos será tão difícil de apagar como esses amassados. Assim, aprendi a ser mais compreensivo e mais paciente. Quando sinto vontade de estourar, lembro daquele papel amassado.

A impressão que deixamos nas pessoas é impossível de apagar.

Quando magoamos alguém com nossas ações ou com nossas palavras, logo queremos consertar o erro, mas é tarde demais...

Alguém já disse, certa vez:

"Fale somente quando tuas palavras possam ser tão suaves como o silêncio". Mas não deixe de falar, por medo da reação do outro.

Acredite, principalmente em seus sentimentos! "Seremos sempre responsáveis pelos nossos atos - nunca esqueça".


Personagem: Martinho Lutero

Lutero nasceu em 1483 em Eisleben, Alemanha. Preocupado com a salvação, o jovem Martinho Lutero decidiu tornar-se monge. Durante seu estudo, sempre o acompanhava a pergunta: "Como posso conseguir o amor e o perdão de Deus?" Lutero foi descobrindo ao longo dos seus estudos que para ganhar o perdão de Deus ninguém precisava castigar-se ou fazer boas obras, mas somente ter fé em Deus. Com isso, ele não estava inventando uma doutrina, mas retomando pensamentos bíblicos importantes que estavam à margem da vida da igreja naquele momento.

Lutero decidiu tornar públicas essas idéias e elaborou 95 teses, reunindo o mais importante de sua (re)descoberta teológica, e fixou-as na porta da igreja do castelo de Wittenberg, no dia 31 de outubro de 1517. Ele pretendia abrir um debate para uma avaliação interna da Igreja, pois acreditava que a Igreja precisava ser renovada a partir do Evangelho de Jesus Cristo.

Em pouco tempo toda a Alemanha tomou conhecimento do conteúdo dessas teses e elas espalharam-se também pelo resto da Europa. Embora tivesse sido pressionado de muitas formas - excomungado e cassado - para abandonar suas idéias e os seus escritos, Lutero manteve suas convicções. Suas idéias atingiram rapidamente o povo e essa divulgação foi facilitada pelo recém inventado sistema de impressão de textos em série.

O Movimento da Reforma espalhou-se pela Europa. Em 1530 os líderes protestantes escreveram a "Confissão de Augsburgo", resumindo os elementos doutrinários fundamentais do luteranismo.

Em 1546, no dia 18 de fevereiro, aos 62 anos, Martinho Lutero faleceu. Finalmente, em 1555, o Imperador reconheceu que haviam duas diferentes confissões na Alemanha: a Católica e a Luterana.

Em 26 de Novembro de 2004 estreou no Rio o polêmico filme "Lutero" com sub título "O homem que dividiu a igreja e mudou o mundo". Este filme foi patrocinado pela Igreja Luterana no Brasil, além de outras empresas, para exibição nos cinemas brasileiros.



Memória: Dia da Bandeira

A bandeira do Brasil foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, que foi no dia 15 de novembro de 1889. Assim como as demais bandeiras, cujas cores geralmente têm algum significado, a bandeira do Brasil tem as cores ligadas aos símbolos nacionais.

O nosso verde significa nossas matas e também traz à lembrança o primeiro objeto que funcionou como bandeira: os ramos arrancados das árvores pelos homens primitivos em atitude de alegria. O nosso amarelo representa a riqueza mineral e a aventura dos bandeirantes à procura do ouro. Uma interpretação mais poética faz com que imaginemos o amarelo como o sol que brilha em nosso céu, astro que garante as condições da sobrevivência humana. O azul significa o nosso céu e também uma homenagem à Nossa Senhora, padroeira de Portugal e do Brasil. O branco simboliza a paz, incluindo os brasileiros aos povos que enxergam Deus como plenitude do ser e do poder, assim como o branco é a plenitude das cores.

O par de cores tão famoso que atualmente identifica o Brasil no mundo inteiro, o verde e o amarelo, só passou a ser usado após a Proclamação da Independência do Brasil, em 1822. Foram adotadas, então, as cores das duas Casas que originaram o Brasil independente: o verde representava a Casa de Bragança, de dom Pedro 1º, de Portugal, e o amarelo representava a Casa de Habsburgo, de Maria Leopoldina, da Áustria.

Apesar de ser famosa a história de que a bandeira do Brasil representa nossas riquezas naturais e minerais — o amarelo seria o ouro, o verde, nossas florestas e o azul, nossos mares — na verdade a bandeira representa nosso atual sistema político, a República, adotada em 1889, em substituição à monarquia. Prova disso é que as estrelas da bandeira representam a divisão do país nos 26 Estados e mais o Distrito Federal.

Além de todas essas cores, a bandeira brasileira tem 27 estrelas que correspondem às 26 unidades federativas brasileiras e o Distrito Federal. Na faixa que corta a bandeira nacional estão escritas as palavras “Ordem e Progresso”. Isso significa decisão e visão clara dos problemas da pátria e também meta de ascensão para os homens de valor. Essas palavras são a síntese de um sistema filosófico que surgiu na Europa, chamado “Positivismo”. Em nosso país, Benjamin Constant, Demétrio Ribeiro, Teixeira Mendes e Miguel Lemes são grandes nomes dessa filosofia.

A bandeira do Brasil fica permanentemente hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Ela só é arriada quando uma nova é hasteada. As bandeiras brasileiras em mau estado de conservação devem ser entregues em uma unidade militar para serem incineradas no dia 19 de novembro. As bandeiras de outros países só podem ser hasteadas no Brasil se ao lado estiver a Bandeira Nacional, do mesmo tamanho e ao lado direito. A única exceção é para embaixadas e consulados.

Decreto Nº 4, 19/11/1889



Bom dia: 19 de Novembro

Bom dia...


Esteja de bem com o dia, com o tempo, com a vida e, principalmente, esteja de bem com você. Assim, sua percepção de tudo que te rodeia será muito melhor.

Bom dia pra você que ama o trabalho e desperta para este dia feliz por ter o que fazer.

"Felicidade é ter o que fazer". Mas também não precisa ser fanático e saiba tirar também um proveito das pausas. Assim, você terá a noção do seu papel no movimento em que está inserido...

Está começando um novo dia... Se você gosta do que faz o dia será curto e o tempo vai passar mais rápido do que você gostaria. Já se você não está de bem com o que anda fazendo, prepare-se para um dia longo, em que os minutos se arrastarão lentamente, quase como um castigo.

Por isso, reaja. Envolva-se com suas tarefas de forma a torná-las agradáveis e edificantes.

Estabeleça um pacto com o tempo presente e cuide para que nenhum segundo seja inútil. Preencha todo o seu tempo com boas idéias, boas histórias, boas atitudes, boas lembranças, bons projetos e grandes sonhos.

Tudo deve ser vivido com intensidade.

Hora de dizer "sim" pra vida... Bom dia!


Palavra-chave: Utilidade

Palavra-chave


Utilidade


Que tal se livrar de tudo o que emperra o seu caminho; tudo aquilo que não tem a menor utilidade? Comece descartando aqueles objetos que você não gosta ou não usa mais; dê uma geral em seu guarda-roupas e se desfaça das peças que estão lá, “encostadas” há anos e que, talvez, nem servem mais. Inclua nessa “limpeza”, pensamentos pouco positivos e que se repetem, lembranças desnecessárias, atividades improdutivas, hábitos, amizades, e até relacionamentos; enfim, uma parte da sua rotina que não contribui em nada com seus objetivos e metas atuais. Coisas que podem até ter sido importantes um dia, mas que hoje não são mais úteis... E lembre-se: o que não tem utilidade só atrapalha a vida.


Frase do dia


Não sendo útil o que fizemos, fútil é nossa glória.

(Fedro)



Amizade

Amizade não é receber, é dar.

Não é magoar, é incentivar.

Não é descrer, é crer.

Não é criticar, é apoiar.


Não é ofender, é compreender.

Não é humilhar, é defender.

Não é julgar, é aceitar.

Não é esquecer, é perdoar.

Amizade... é simplesmente "AMAR".


Fazer novas amizades é fácil...

Mantê-las, cultivá-las, acariciá-las no dia a dia é que é muito difícil.

Isso é o que devemos fazer dia após dia... Acariciar os amigos, mostrando o quanto gostamos deles!

Não somos infalíveis... podemos errar. E é nessa hora que precisamos ser perdoados e compreendidos...

Essa é a verdadeira amizade!!!

(autor desconhecido)


Homenagem Póstuma

Humor


Homenagem Póstuma


Ela se foi...

Depois de anos e anos morando conosco, dividindo o mesmo teto, andando pra lá e pra cá... E tudo acabou de uma hora para outra...

E nós éramos tão injustos com ela, coitadinha... Reclamávamos da sua mania de comer doces fora de hora, sujar a casa, incomodar as visitas... Quanta injustiça!

Está certo que ela deixava as mulheres em polvorosa, alucinadas, neuróticas... Mas nada que exigisse análise, nem tampouco terapia. Apenas um susto, e logo ela se ia...

Tudo acabou da pior maneira possível, não posso nem me lembrar... Um simples e ingênuo ato, que nos fez tanto chorar...

Ela ainda teve tempo de gritar, revoltada com nossa covardia: "Veneno não! É covardia!"

E com uma chinelada aniquilamos nossa amiga, que forma cruel e ingrata... E hoje me pergunto: Por que, meu Deus, matei essa barata?



Nasceram num 11 de Novembro

Nasceram num 11 de novembro...


O diretor Jonathan Demme e os atores Jodie Foster e Anthony Hopkins com seus Oscar por "O Silêncio dos Inocentes"
1483 Martinho Lutero líder religioso e reformador alemão. Também foi escritor, filósofo e compositor
1917 Indira Gandhi primeira-ministra indiana - filha de Nehru - foi a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do governo indiano. Tinha o sobrenome do marido Feroze Gandhi. Morreu assassinada
1600 Carlos I foi o Rei da Inglaterra, Escócia e Irlanda de 1625 até sua execução. Morreu decapitado.
1962 Jodie Foster Atriz e diretora, em 1992 ganhou o Oscar de melhor Atriz atuando no filme O Silêncio dos Inocentes. (foto)
1961 Meg Ryan Atriz, atuou nos filmes, Top Gun, Sintonia do Amor, Harry & Sally Feitos Um Para o Outro e Mensagem pra Você, entre outros.
1959 Leila Lopes Atriz, começou na Rede Manchete na minisérie "O Guarani" em 1991, na Rede Globo atuou nas novelas: Despedida de Solteiro, O Rei do Gado e Malhaçãom entre outras. Foi encontrada morta em seu apartamento no bairro do Morumbi, em São Paulo, na madrugada de 3 de dezembro de 2009. Posteriormente, foi confirmado que cometera suicídio ingerindo veneno para rato
1942 Calvin Klein É um estilista americano de origem judaica húngara. Calvin Klein é também o nome da marca de roupa comercializada pela sua empresa, inaugurada em 1978. É uma das grifes mais famosas do mundo.
1938 Ted Turner criador da cadeia CNN
1933 Larry King Apresentador. Desde 1985 apresentou o programa Larry King Live na emissora CNN. Em 16 de dezembro de 2010 foi ao ar a última edição do programa. Morreu em 23 de janeiro de 2021, aos 87 anos, no Cedars-Sinai Hospital, em Los Angeles.
1912 Domingos da Guia Jogador de futebol. Foi revelado pelo Bangu, assim como seus três irmãos e um filho. A ligação de Domingos da Guia com o Bangu é tão grande que seu nome é citado no hino do clube. Além do Bangu, Domingos da Guia jogou e teve grande destaque no Vasco, Nacional de Montevidéu, Boca Juniors da Argentina, Flamengo e Corinthians. Morreu no dia 18 de maio de 2000, aos 87 anos.

Almanaque - 19 de Novembro

Fatos marcantes ao longo da história.

Aconteceu num 19 de novembro...


Milei chega ao poder apenas dois anos depois de começar na política. O economista ficou famoso na TV e atraiu o apoio de jovens com um discurso incendiário e uma intensa campanha nas redes.

1926 Trotsky e Zinoviev foram expulsos do PC soviético.
1933 os EUA estabeleceram relação diplomática com a URSS.
1939 foi inaugurado o autódromo de Intergalos, em São Paulo.
1949 o príncipe de Mônaco Rainier III, subiu ao trono.
1951 a Grã-Bretanha utilizou pela primeira vez um reator atômico para gerar energia.
1966 Juscelino Kubitscheck, juntamente com Carlos Lacerda, laçou o manifesto de oposição ao governo militar, em Lisboa.
1969 Pelé marcou o milésimo gol de sua carreira na partida entre Santos e Vasco, no Maracanã. O maior artilheiro da história do esporte no país chegou ao gol 1.000 cobrando um pênalti. O Santos venceu a partida por 2 a 1.
1969os astronautas Charles Conrad e Alan Bean tornaram-se o terceiro e quarto homens a pisar na superfície da Lua, pela 2ª vez. Comandante da missão Apollo 12, Conrad morreu vítima de um acidente de motocicleta, em 1999. Bean é pintor de quadros com motivos espaciais.
1969 a moda dos carros tipo Buggy chegou ao Brasil.
1977 Anuar Sadat, presidente do Egito, foi o primeiro governante árabe a reconhecer Israel.
1996 Fidel Castro visitou João Paulo II no Vaticano.
1997 a norte-americana Bobbi McCaughey deu à luz a sete gêmeos.
2000 Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru, renunciou no Japão.
2001 deixou de circular em São Paulo o jornal "A Gazeta Esportiva".
2001 o senador Hugo Napoleão tomou posse como governador do Piauí, por nomeação do TRE, após a cassação do governador Mão Santa por crime eleitoral.
2001 a empresa Pelé Sports & Marketing foi acusada de receber US$ 700 mil por um evento do Unicef que não organizara.
2004 um dos principais líderes do Hamas na Cisjordânia foi solto de uma prisão israelense após cumprir dois anos. A medida deve fortalecer o grupo. Testemunhas afirmam que Hassan Yusef deixou uma prisão militar na Cisjordânia. Ele havia sido preso devido a suas ligações com grupos islâmicos ligados ao Hamas, grupo responsável por vários atentados suicidas.
2023O candidato de direita Javier Milei, 53 anos, da coalizão La Libertad Avanza, venceu o 2º turno das eleições presidenciais da Argentina. O libertário derrotou o representante peronista Sergio Massa (Unión por la Patria) da extrema-esquerda. Milei vence com 55% dos votos válidos, contra 44% do atual ministro da economia argentino.

quinta-feira, 29 de julho de 2004

A Emoção e a Razão

Assim como o céu e o mar nunca se encontravam, existiam dois elementos que gozavam de igual condição. Na verdade eles sequer se conheciam ou sabiam da existência, um do outro.

Um desses elementos era a Razão. Sempre altiva, coerente, sensata, calculista, pensativa, a razão vivia e procurava estar presente em todas as situações da vida. Qualquer que fosse a decisão, lá estava a Razão. Às vezes, era enganada e não chegava a tempo, e as decisões eram tomadas sob outro aspecto.

A Razão vivia de uma forma tranquila, mas, no entanto não era feliz. Ela sentia falta de alguma coisa. Um grande vazio tomava conta da sua alma, invadindo-lhe todo o ser. Um belo dia, a Razão estava vagando em pensamentos, olhando o horizonte. Distante dali, observando a cena, estava o Destino. O Destino gostava de pregar peças nas pessoas, ora facilitando, ora criando os maiores problemas. Então, o Destino resolveu pregar uma peça na Razão e deixar, já que esta era tão racional, que ela mesma resolvesse a situação na qual iria entrar. Quis o Destino que a Razão conhecesse a Emoção, já que em condições normais elas jamais se cruzariam, não custava nada facilitar as coisas e ver o que acontecia.

A Razão estava pensativa, distante, quando subitamente ao se virar deparou com a Emoção vindo ao seu encontro. Por alguns instantes a Razão ficou muda, desnorteada e sem rumo. Faltou-lhe o chão e a respiração, perdeu o sentido do tempo. Era a coisa mais linda que jamais tinha visto em toda a sua existência.

A Emoção era linda: tinha olhos de ternura, uma voz doce e suave, pele que mais pareciam pétalas de rosas, cabelos que voavam ao vento, espalhando um perfume indescritível. Que sensação maravilhosa. Nunca havia sentido nada parecido em toda a sua vida. Foi amor à primeira vista. A Emoção, por sua vez, ficou encantada com a Razão. Que modos, quanta delicadeza ao falar, quanto cuidado e carinho, respeito, atenção. Era tudo que sempre quis.

De longe, o Destino observava, preocupado, tal encontro e as suas consequências. Como puder pensar em juntar a Razão e a Emoção? Eles não foram feitos um para o outro, jamais andarão pelo mesmo caminho, lado a lado. E agora? Que fui fazer!

Mas a Razão estava apaixonada pela Emoção. A Emoção encantada com a Razão. Porém, como sempre, a Razão começou a pensar e ponderar o que poderia significar tal amor e as suas consequências: daria certo, iria sofrer e fazer sofrer, teriam chances de serem felizes? Enfim, tudo que a razão poderia ponderar nos assuntos do coração. Tudo o que a Razão queria era ser feliz, viver um intenso amor. Sentir seu coração palpitar e disparar ao ver sua amada. Viver cada segundo, cada dia como se fosse o último da sua vida. Amar intensamente e incondicionalmente. Não importava quanto tempo poderia durar aquele amor. Enquanto durasse, seria infinito e eterno e, assim teria lembrança da melhor sensação que conheceu na vida. A Razão lembrava as frases do poeta que dizia que “você pode ter um milhão de motivos para não amar uma pessoa e apenas um para amá-la. Este prevaleceria”. Era nisto que tentava se apoiar, pois tinha descoberto que morrer de amor para ela era viver.

E assim viveram: Razão e Emoção. Entregaram-se um ao outro, amando mais do que podiam e suportavam seus corações, vivendo intensamente uma paixão avassaladora até o fim das suas vidas. Descobriram que o amor e muito mais que a razão. É superior a emoção, pois esta não sobrevive sem o amor. Descobriram que o coração acharia os motivos para manter unidos a emoção e a razão.

(texto do ouvinte Ivaldo Calazans)


Aconteceu num 29 de Julho...

Fatos marcantes ao longo da história.

Aconteceu num 29 de julho...


Renato Aragão e Dedé Santana prestam homenagem a Mussum.

1816um decreto proibiu navios estrangeiros, com o intuito de acabar com a navegação de cabotagem.
1915os marinheiros norte-americanos tomaram o Haiti.
1923Albert Einstein participou de manifestação pacifista em Berlim.
1925foi fundado o jornal “O Globo”.
1928foi inaugurado o estádio de tênis “Roland Garros”, em Paris.
1945o Empire State foi atingido por avião (19 morreram e 16 ficaram feridos).
1948foi realizada a abertura das Olimpíadas de Londres.
1958foi criada a Nasa contando com a participação de cientistas da Alemanha Nazista.
1960a Nasa lançou o programa Apollo. O programa espacial deveria abranger vôos tripulados à Lua e enviar sondas aos planetas de Marte e Vênus.
1966a TV Record sofreu um incêndio.
1969o Decreto-Lei 898, de Segurança Nacional, teve o “inimigo interno” como alvo.
1975a OEA suprimiu bloqueio comercial a Cuba, em vigor desde 1964.
1981Charles, o príncipe-herdeiro da Grã-Bretanha, casou-se com a plebéia Lady Diana.
1981desapareceu o bimotor do Banco Bamerindus do Brasil, que tinha decolado de Curitiba com destino a Joaquim Távora (PR), transportando o presidente do banco, Tomás Edson Vieira, seu irmão e vice-presidente, Cláudio Enoch Vieira, e seus três filhos.
1981um violento terremoto devastou o sudeste do Irã, matando 5 mil pessoas.
1992Sandra F. de Oliveira, secretária da empresa ASD, revelou que documentos da chamada Operação Uruguaia (Caso Collor) eram forjados.
1994morreu Mussum – comediante do grupo “Os Trapalhões”. (foto)
1996o Brasil conquista a medalha de ouro na classe Star do iatismo em Savannah, Olimpíadas de Atlanta.

Nasceram num 29 de Julho...

Nasceram num 29 de julho...


Mussolini (extrema-esquerda) aderiu às ideias de Karl Marx durante todo seu governo e em toda sua teoria, como pode ser observado em seus livros e atos.
1833 Benito Mussolini Líder do movimento fascista. Mussolini tornou-se primeiro-ministro da Itália em 1922. O "Duce", como era conhecido, ficou no poder até 1943, quando foi deposto e preso. Morreu assassinado por populares depois de fugir da prisão. (foto)
1846 Princesa Isabel No dia que completou 14 anos prestou juramento junto ao Senado como herdeira presuntiva do trono
1857 Joaquim Francisco de Assis Brasil (1857/1938 - diplomata, político, jornalista e escritor gaúcho, chefe da Revolução de 1923)
1927 Cassiano Gabus Mendes Foi autor e produtor de tevê
1805 Aléxis de Tocqueville estadista francês do século XVIII, cientista político, historiador
1953 Kern Burns cineasta - realizou diversos documentários, entre eles “A Guerra Civil”
1936 Elizabeth Dole Ex-presidente da Cruz Vermelha norte-americana e mulher do ex-senador Bob Dole, que foi derrotado por Bill Clinton nas eleições presidenciais americanas de 1996. Elizabeth também foi secretária dos Transportes e secretária do Trabalho

quarta-feira, 28 de julho de 2004

Memória: morre Vincent Van Gogh

Imagem criada por I.A.

Em 1890 morreu o pintor holandês Vincent Van Gogh, um maiores pintores de todos os tempos.

Pós-impressionista, Van Gogh vendeu apenas uma obra enquanto estava vivo, "Vinhas Vermelhas".

Vincent William Van Gogh nasceu em Groot-Zundert, uma cidadezinha em Brabante, no dia 30 de março de 1853. O pai era pastor protestante e dele herdou o forte sentimento religioso pela vida e pela natureza que caracterizou o seu trabalho.

A cor brilhante e a exuberante vitalidade das pinturas do mestre pós-impressionista Vincent Van Gogh formam absoluto contraste com sua vida trágica e turbulenta. Sem recursos para um treinamento formal, adquiriu os conhecimentos necessários pesquisando em livros e impressos.

Lutou contra a pobreza, o alcoolismo e a insanidade. Recebia do irmão uma ajuda financeira. Um amor não correspondido levou-o a tentar o suicídio.

Atormentado, certa vez perseguiu o pintor Gaughin, que morava com ele num estúdio no sul da França, com uma faca. Mas sua perturbação já estava tão elevada, que no dia seguinte cortou uma parte da orelha e a deu de presente a uma prostituta do bar que os dois costumavam frequentar.

No dia 27 de julho de 1890 Van Gogh, depois de muitas crises, saiu num campo de trigo com um revólver na mão. O cenário era o mesmo que o inspirara a pintar um quadro, dias antes.

Era um domingo, o grão dourado, o céu incrivelmente azul. Corvos pretos gritavam e fugiam em revoada. No meio do campo deu um tiro no meio do peito. Foi socorrido, mas dois dias depois, em 29 de julho de 1890, Van Gogh morreu, aos 37 anos, na França. Cinco minutos antes de morrer, segurando a mão do irmão, disse: "A miséria não tem fim".

Van Gogh era um criador atormentado, que via o mundo como um esboço não desenvolvido.

Curiosidade:

Em 1965 estreou “Help”, em Londres, o segundo filme dos Beatles.

Acompanhando o lançamento do filme Help!, uma superprodução à lá estilo 'James Bond', o disco com a trilha sonora tornou-se uma fábrica de Hits.

Em 15 de agosto os Beatles quebraram um recorde, tocando para 55.600 pessoas no Shea Stadium em Nova York. Era o auge da Beatlemania. O álbum permaneceu no 1º lugar das paradas inglesas por 11 semanas.

Praticamente o preparo do disco Help! obedeceu a fórmula de 'A Hard Day´s Night' (seu filme do ano interior). O álbum seria dividido em 2: O lado A conteria as canções do filme enquanto o lado B apresentaria canções compostas especialmente para o disco. E como sempre, os Beatles tiveram que correr contra a agenda apertada. Tiveram apenas uma semana antes do início das filmagens, para gravar 11 músicas, a maioria pertencente ao filme.

Apesar de não pertencer ao filme, faz parte também ao álbum a obra prima de Paul McCartney - 'Yesterday', a música mais gravada de todos os tempos. É também o último álbum dos Beatles a conter um cover, sinal de que os tempos estavam mudando. A partir daí todos os Discos da banda teriam composições próprias.

Originalmente intitulado como 'Eight Arms to Hold You', o filme Help! foi rodado entre Fevereiro e Março de 1965, e os Beatles tiveram apenas 6 semanas para finalizar os trabalhos de gravação, antes do lançamento do filme. É o primeiro da discografia dos Beatles a ser lançado em estéreo, ao contrário dos 4 primeiros do grupo.


A Arte de Viver Bem

A Arte de Viver Bem

(colaboração de Nivaldo Rovani)

Não exija dos outros o que eles não podem lhe dar, mas cobre de cada um a sua responsabilidade.

Não deixe de usufruir o prazer, mas que não faça mal a ninguém.

Não pegue mais do que você precisa, mas lute pelos seus direitos.

Não olhe as pessoas só com os seus olhos, mas olhe-se também com os olhos delas.

Não fique ensinando sempre, você pode aprender muito mais.

Não desanime perante o fracasso, supere-se o transformando em aprendizado.

Não se aproveite de quem se esforça tanto, ele pode estar fazendo o que você deixou de fazer.

Não estrague um programa diferente com seu mau humor, descubra a alegria da novidade.

Não deixe a vida se esvair pela torneira, pode faltar aos outros...

O amor pode absorver muitos sofrimentos, menos a falta de respeito a si mesmo!

Se você quer o melhor das pessoas, dê o máximo de si, já que a vida lhe deu tanto.

Enfim, agradeça sempre, pois a gratidão abre as portas do coração...

(texto de Içami Tiba)


Aconteceu num 28 de Julho

Fatos marcantes ao longo da história.

Aconteceu num 28 de julho...


Seleção brasileira comemorando a vitória na Copa do Mundo de 1958 na Suécia.

1750morreu Johann Sebastian Bach, em Leipzig.
1821San Martin proclamou a independência do Peru.
1823chegou ao fim a Guerra de Independência do Maranhão, com a incorporação ao Império,
1877foi fundada a cidade paulista São Caetano do Sul.
1917foi condenado Manso de Paiva, assassino do senador Pinheiro Machado.
1917foi criado o Instituto de Engenharia de São Paulo.
1919Epitácio Pessoa tomou posse na Presidência da República
1921Adolf Hitler foi escolhido presidente do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães.
1937 foi promulgada em São Paulo a lei municipal que aprovava o plano de construção da Avenida Itororó-Anhangabaú, atual 23 de Maio. Seu primeiro trecho, até o viaduto Pedroso, seria inaugurado dia 8/4/1967, 30 anos depois.
1937soldados japoneses ocuparam Pequim.
1937ocorreu um atentado do IRA contra George VI, da Inglaterra.
1943durante a Segunda Guerra; Hamburgo foi bombardeada pelos britânicos (30 mil mortos).
1950teve início o primeiro Congresso da Federação de Mulheres do Brasil.
1950o PSB lançou a candidatura presidencial de João Mangabeira.
1958o Brasil conquistou pela primeira vez a Copa do Mundo, na Suécia, ao derrotar o time da casa por 5 a 2.
1966o 28o Congresso da UNE, na ilegalidade, elegeu José Luís Guedes presidente.
1967estreou "Álbum de Família", terceira peça de Nelson Rodrigues, escrita em 1945 e censurada a partir de 1946.
1976a revista "Status" foi censurada pela publicação de um conto erótico assinado pelo escritor curitibano Dalton Trevisan.
1978as sucursais de Belo Horizonte e Curitiba, do semanário de oposição “Em Tempo!”, foram depredadas.
1984foi realizada a abertura da 2a Olimpíadas de Los Angeles.
1990Fujimori foi eleito presidente do Peru, pela primeira vez.
1995foi descoberto o gene da obesidade, nos EUA.
1995foi concluída a lista de desaparecidos políticos no regime militar, com 136 nomes.
1995Fujimori começou segundo mandato.
1996o automobilista brasileiro André Ribeiro saiu vitorioso nas 500 Milhas de Michigan. Emerson Fittipaldi sofreu grave acidente durante a prova.
1996morreu Michel Philippot, músico e compositor francês, criador e diretor do Departamento de Música da USP.
2024Após conquistar a medalha de Bronze no skate street feminino, a brasileira Rayssa Leal, driblou a perseguição contra cristãos na Olimpíada e mandou sua mensagem libras e sinalizou: Jesus é o caminho, a verdade e a vida.

Memória: Há 66 anos morreu Lampião e Maria Bonita...

Há 66 anos morreu Lampião e Maria Bonita...

Era um 28 de julho de 1938. Chegava ao fim a trajetória do mais popular cangaceiro do Brasil. Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, foi morto na Grota do Angico, interior de Sergipe.

Por sua inteligência e destreza, Lampião até hoje é considerado o Rei do Cangaço. Nascido no interior de Pernambuco, filho de José Ferreira, um pequeno proprietário rural. Sabia ler e escrever e era um hábil artesão em couro.

No sertão castigado por secas prolongadas e marcado por desigualdades sociais, a figura do coronel representava o poder e a lei. Eram frequentes, também, os atritos entre famílias tradicionais devido às questões da posse das terras e às brigas pelo comando político da região. Num desses confrontos, o pai de Lampião foi assassinado. Para vingar a morte do pai, Lampião entrou para o cangaço.

Cometeu inúmeros crimes e atrocidades. Ele e seu bando chegavam nas cidades cantando. Se o povo da cidade negasse o que ele pedia, eles revidavam: estupravam, matavam, incendiavam. Mas se atendesse a seu pedido, organizava festas e dava esmolas.

Lampião ganhava fama por onde passava. Muitas são as lendas criadas em torno de seu nome. Existem teorias para o apelido: uma delas é que ele teria iluminado o ambiente a tiros, como um lampião, para que um colega achasse um cigarro caído, no escuro; outra é que ele teria feito uma modificação num fuzil, para torná-lo mais rápido, de modo que o cano estava sempre aceso, como um lampião.

Praticavam assassinatos por vingança ou por encomenda. Pela fama que alcançou, Lampião tornou-se o "inimigo número um" da polícia nordestina. Muitas eram as recompensas oferecidas pelo governo para quem o capturasse. Mas as tropas oficiais eram sempre derrotadas quando enfrentavam seu bando.

Além de se utilizarem da violência no agir, ainda contavam com o respaldo do governo. Por sua vivência no sertão nordestino, em 1926, o governo do Ceará negociou a entrada de seu bando nas forças federais para combater a Coluna Prestes. Seu namoro com a lei durou pouco. Voltou para o cangaço, melhor equipado com as armas e munições oferecidas pelo governo.

Conheceu Maria Déa, a Maria Bonita, em 1929 e, no ano seguinte, deixou o marido e seguiu com Lampião. Durante os oito anos que viveu com Lampião, foi totalmente apaixonada por ele e teve quatro gestações, sobrevivendo apenas uma menina, Expedita. Foi o início das mulheres no bando.

A terra, no interior do nordeste, é toda feita de caatinga, que quer dizer "mata branca". Compõe a zona mais árida do Brasil e foi o berço do movimento cultural mais original que tivemos até hoje em nossa história - o Cangaço. Surgido da aridez da miséria, cercado por uma natureza inóspita e bela, o Cangaço criou suas próprias cores, refletida em uma vestimenta rica e pacientemente bordada pelos homens mais ferozes que já se viu.

Lampião definia as pessoas do cangaço como: "aristocracia cangaceira", com suas regras, sua cultura e sua moda. As roupas, inspiradas em heróis e guerreiros, como Napoleão Bonaparte, eram desenhadas e confeccionadas pelo próprio Lampião. Os chapéus, as botas, as cartucheiras, os ornamentos em ouro e prata, mostravam sua habilidade como artesão.

Após dezoito anos, a polícia finalmente conseguiu pegar o maior dos cangaceiros. Na madrugada do dia 28 de julho de 1938, a Volante do tenente João Bezerra, numa emboscada feita na Grota do Angico, matou a Rainha e o Rei do Cangaço e parte de seu bando.

Suas cabeças foram cortadas e expostas em praça pública. As de Lampião e Maria Bonita foram para o Instituto Nina Rodrigues em Salvador. Foram enterradas em 1969.

Lampião deixou uma música popular de sua autoria (que ele cantava quando chegava a uma cidade):

"Olê, mulher rendeira,
Olê mulher rendá,
Tu me ensina a fazer renda
Que eu te ensino a namorar."

(Fontes: revista Super Interessante / Alô Escola e sites lampiaovitual e Bolsa de Mulher)


Estreia o filme "Help!" dos Beatles

Poster do filme "Help!".

Em 1965 estreou “Help”, em Londres, o segundo filme dos Beatles.

Acompanhando o lançamento do filme Help!, uma superprodução à lá estilo 'James Bond', o disco com a trilha sonora tornou-se uma fábrica de Hits.

Em 15 de agosto os Beatles quebraram um recorde, tocando para 55.600 pessoas no Shea Stadium em Nova York. Era o auge da Beatlemania. O álbum permaneceu no 1º lugar das paradas inglesas por 11 semanas.

Praticamente o preparo do disco Help! obedeceu a fórmula de 'A Hard Day´s Night' (seu filme do ano interior). O álbum seria dividido em 2: O lado A conteria as canções do filme enquanto o lado B apresentaria canções compostas especialmente para o disco. E como sempre, os Beatles tiveram que correr contra a agenda apertada. Tiveram apenas uma semana antes do início das filmagens, para gravar 11 músicas, a maioria pertencente ao filme.

Apesar de não pertencer ao filme, faz parte também ao álbum a obra prima de Paul McCartney - 'Yesterday', a música mais gravada de todos os tempos. É também o último álbum dos Beatles a conter um cover, sinal de que os tempos estavam mudando. A partir daí todos os Discos da banda teriam composições próprias.

Originalmente intitulado como 'Eight Arms to Hold You', o filme Help! foi rodado entre Fevereiro e Março de 1965, e os Beatles tiveram apenas 6 semanas para finalizar os trabalhos de gravação, antes do lançamento do filme. É o primeiro da discografia dos Beatles a ser lançado em estéreo, ao contrário dos 4 primeiros do grupo.


quarta-feira, 21 de julho de 2004

Personagem: Marshall McLuhan

Marshall McLuhan

Em 1911 nasceu o teórico da comunicação, Marshall McLuhan.

Criador da idéia de "aldeia global" trouxe para a educação novo enfoque, baseado em suas teorias sobre comunicação.

"Uma rede mundial de ordenadores tornará acessível, em alguns minutos, todo o tipo de informação aos estudantes do mundo inteiro". Em tempos de internet, essa frase é óbvia. Quando foi dita, há 27 anos, parecia extraída de um livro de ficção. O autor, um canadense chamado Marshall McLuhan, foi chamado de sonhador e louco.

Em 1964, McLuhan publicou um livro chamado “Understanding Media”, que, em português ganhou o título de “Os meios de comunicação como extensões do homem”. Ao publicá-lo, talvez não imaginasse que estava lançando um dos clássicos da comunicação.

A grande novidade do autor em relação à educação é o enfoque, baseado em suas teorias sobre comunicação. Acreditava que a maior parte da aprendizagem ocorre fora da sala de aula. Dizia que a quantidade de informações transmitidas pela imprensa excedia, de longe, a quantidade de informações transmitidas pela instrução e textos escolares.

Um de seus mais famosos conceitos é o de "aldeia global". Em seu livro “O meio é a massagem” afirma que "a nova interdependência eletrônica cria o mundo à imagem de uma aldeia global". Quando ele falou isso, a coisa mais parecida com internet que existia eram as redes de computadores militares norte-americanas. Computador pessoal era apenas um sonho, distante.

Uma das mais curiosas idéias de McLuhan é a de que "os meios de comunicação são extensões do homem". Assim como se usa uma pinça para aumentar a precisão das mãos e uma chave de fenda para girar um parafuso, os meios de comunicação seriam, na verdade, extensões dos sentidos do homem. Os óculos, por exemplo, são extensões do olho, a roupa é uma extensão da pele, a roda do carro é uma extensão do pé. Com a internet, pode-se falar em "relações virtuais", como se as máquinas fossem realmente capazes de sentir e pensar pelos seus operadores.

Muito antes de alguém falar em "aspectos lúdicos da educação", McLuhan já dizia que o estudo deveria ser uma atividade divertida. A escola, para ele, ainda não tinha percebido essa realidade óbvia. E completa: "É ilusório supor que existe qualquer diferença básica entre entretenimento e educação. Sempre foi verdade que tudo o que agrada ensina mais eficazmente".

Frase:
"A educação escolar tradicional suscita em nós o desgosto por qualquer atividade humana" (Marshall McLuhan)



Nasceram num 21 de julho...

Nasceram num 21 de julho...


Robin Williams
1951 Robin Williams ator inglês radicado nos EUA, faleceu em 11/08/2014.(na foto acima)
1911 Marshall McLuhan (teórico canadense da comunicação, nascido em 1911. Autor de “O Meio é a Mensagem”) faleceu em 31 de dezembro de 1980.
1899 Ernest Hemingway escritor americano expatriado, jornalista, ganhador de prêmio Nobel, pela obra “O Velho e o Mar”, teve uma vida cheia de aventuras, suicidou-se em 2 de julho de 1961.
1936 Oswaldo França Júnior escritor, faleceu em 10 de junho de 1989.
1962 Bete Coelho Atriz brasileira, atuou nas novelas "Kanaga do Japão", "Lua Cheia de Amor", "Vamp", "Éramos Seis" entre outras.

terça-feira, 6 de janeiro de 2004

Nunca troque seus princípios por um objetivo

Toque de vencer


Nunca troque seus princípios por um objetivo

(texto de David Niven no livro "Os 100 segredos das pessoas felizes")

As pessoas que abrem mão daquilo em que acreditam para allcançar um determinado objetivo terminam frustradas com suas realizações. Se você não mantiver seus princípios éticos, não conseguirá alcançar a satisfação.

Um bom exemplo vem de um estudante da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, que há alguns anos foi expulso da instituição.

Influenciado por colegas, ele falsificou todos os documentos de sua proposta da admissão: histórico escolar, cartas de recomendação, suas atividades. Sua proposta era tão boa que ele foi aceito na Universidade. Durante o curso, ele teve um ótimo desempenho mas, quando estava próximo da formatura, ele simplesmente confessou a fraude.

Esse aluno era uma pessoa bem intencionada, proveniente de uma família que procurava viver de acordo com seus princípios; por isso, a idéia de ter falsificado documentos o atormentava a tal ponto que ele preferiu abrir mão do diploma a obtê-lo com base em uma fraude. O fato é que suas realizações estariam sempre calcadas em uma mentira e isso, para ele, as transformavam em fracasso.

Estar feliz e ter um comportamento ético são atitudes que se reforçam mutuamente. Pessoas que se sentem antiéticas têm menos chances de se sentirem felizes.

domingo, 4 de janeiro de 2004

Almanaque 4 de janeiro

Fatos marcantes ao longo da história.

Aconteceu num 4 de janeiro...


Isaac Newton, o último feiticeiro

1643Nascimento do físico e matemático Isaac Newton, também conhecido como o último feiticeiro. Morreu em 1727.
1742Nascimento de Edmund Halley, astrônomo inglês, descobridor do cometa que leva o seu nome.
1821Oran se rende aos franceses, enquanto o Bei se retira para Meca, na Arábia.
1875Fundação de "A Província de São Paulo", mais tarde "O Estado de S. Paulo".
1902Estréia em Barcelona a ópera "Los Piríneos", de Felipe Pedrell.
1918Morre o Barão Homem de Melo (Francisco Inácio Marcondes Homem de Melo), historiador, geógrafo e professor.
1920Morre Benito Peres Galdós, novelista espanhol.
1932Gandhi é preso na Índia por organizar greve contra o aumento de impostos decretado pelos ingleses.
1932Nascimento de Carlos Saura, cineasta espanhol.
1941A Força Aérea Inglesa expulsa os soldados italianos de Bardia, caindo em seu poder grande quantidade de material bélico e muitos prisioneiros.
1941Morre o filósofo Henri Bergson. Nasceu em 1859.
1942Nascimento do guitarrista e compositor inglês John McLaughlin.
1944O exército russo chega a fronteira da Polônia, ocupada pelos alemães.
1948A Birmânia torna-se independente.
1951Forças da ONU retiram-se de Seul.
1952O governo Vargas baixa decreto restringindo a remessa de lucros das empresas estrangeiras.
1958Primeira emissão da Rádio Eldorado.
1960Morre o escritor franco-argelino Albert Camus (1913-1960). Prêmio Nobel de Literatura ("O Estrangeiro").
1962Os EUA aprovam plano de ajuda econômica ao Vietnã do Sul.
1965Morre T. S. Elliot, poeta, crítico e ensaísta nascido nos EUA em 1888 e naturalizado inglês. Recebeu o Prêmio Nobel em 1948.
1966Editado o primeiro número do "Jornal da Tarde", vespertino de "O Estado de S.Paulo".
1972Inaugurado o Estúdio Eldorado, ligado à Rádio Eldorado
1975Morre Carlo Levi, escritor e jornalista italiano. Nasceu em 1902.
1988Morre o cartunista Henfil (Henrique de Sousa Filho), após contrair o vírus HIV em transfusão de sangue.
2001Morre o jazzman Les Brown.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2004

Dia Mundial da Confraternização Universal e da Paz

O dia 1º de Janeiro de 2004 é o início de um novo Ano. Isso é o que estabelece o calendário oficial, há exatamente 2004 anos, isto é, no Ano 1 do Senhor, ou Anno Domini.

Essa definição é dada por uma convenção aceita hoje por todos os povos do Ocidente, e usada obrigatoriamente em todos os países do mundo nas relações comerciais, profissionais e científicas. Mesmo os povos que não aceitam esse calendário, como as centenas de milhões de muçulmanos que contam os anos pela Lua, usam o gregoriano para contatos comerciais.

Nesse calendário, a Era Cristã é dividida em séculos, agrupamentos de 100 anos que começam num dia que foi definido, em 1582, pelos astrólogos e astrônomos do papa Gregório XIII, como o 1º de Janeiro do Ano 1. Portanto, o primeiro século (século I em algarismos romanos) se completou em 31 de Dezembro de 100; o II, no final do ano 200; e assim por diante. Portanto, o século XX e o 2º Milênio, oficialmente, encerrou em 31 de Dezembro de 2000.

Toda nova era suscita nos homens expectativas e temores, mas sobretudo esperanças de virem a experimentar relações mais justas e fraternas. Ou seja, baseadas na partilha, na comunhão e em um espírito mais cooperativo.

Confraternização, aliás, é bem isso: é equilíbrio. É paz. As duas juntas - paz e confraternização - seguem paralelas e de mãos dadas com o amor universal. Obviamente que guerras e disputas existiram, existem e certamente vão continuar existindo no mundo. Não é fácil a aceitação das diferenças, principalmente quando vêm acompanhadas de antigos e arraigados ódios. Muitas nações ainda lutam entre si. Às vezes, que ironia, em nome de Deus, Deuses ou Deusas. Aquilo que deveria unir, um sentimento de obediência e respeito ao Criador e, portanto, às coisas criadas, acaba sendo motivo de desunião, de desamor, de não confraternização. Importante, portanto, que no Dia Mundial da Confraternização Universal e da Paz a humanidade como um todo se veja, se enxergue como um único e absoluto caminho para a paz e cada homem, cada mulher, cada criança se esforce para assumir um compromisso com esse caminho.

Feliz Dia Mundial da Confraternização Universal!



O pequeno coelhinho branco que queria viver em paz

De Johanne Jalifour e Sébastien Guy

Era uma vez, uma mãe e um pai coelhos que tinham muitos filhinhos de diferentes cores, pretos, cinzentos, castanhos, às pintas. Mas entre eles havia um, o mais pequeno, que era todo branco, branco como a neve. Esta família de coelhos vivia com outras famílias numa enorme floresta.

Às vezes, o coelhinho era deixado sozinho pelos seus irmãos e amigos só porque era todo branco. Ele era rejeitado porque era de uma cor diferente, e isso deixava-o muito triste. Às vezes, os outros gozavam-no porque ele era o mais pequeno. Diziam-lhe coisas desagradáveis, palavras que magoavam o seu pequeno coração. Quando chegava a noite, o coelhinho branco não conseguia dormir porque os seus irmãos o incomodavam. O pequeno coelhinho branco odiava isto e não sabia o que fazer. Ele sentia-se triste. Sonhava com uma vida melhor.

Uma manhã o coelhinho branco fartou-se e decidiu dar um passeio no meio da floresta. Enquanto caminhava, esperava encontrar alguém que o ajudasse a viver em paz. Depois de caminhar por muito tempo, o coelhinho branco passou pela toca de uma raposa. Ele sabia que a raposa era esperta, então decidiu pedir um conselho.

"Olá, Sra. Raposa. Eu sou o pequeno coelhinho branco e quero viver em paz. Pode dizer-me o que devo fazer?

Depois de ouvir a história do coelhinho branco, a Raposa disse-lhe:

"Acho muito bem que queiras viver em paz. Quando eu era jovem, não era tão esperta como sou hoje. O tempo ensinou-me a ser mais calma. Agora, quando estou numa discussão, respiro três vezes. Inspiro pelo nariz e expiro pela boca, imagino uma luz azul à minha volta, e isso ajuda-me a acalmar."

Contente com os conselhos, o coelhinho branco agradeceu à Raposa e partiu para a floresta. Um pouco mais à frente, conheceu a Sra. Coruja e decidiu pedir-lhe um conselho.

"Olá, Sra. Coruja! Eu sou o pequeno coelhinho branco e quero viver em paz. Pode darme um conselho?"

"Sabes, eu às vezes discuto. Mas tento sempre resolver o problema falando com a outra pessoa. Juntos encontramos a melhor solução."

O coelhinho branco agradeceu à Sra. Coruja e seguiu o seu caminho. Esbarrou então com o jovem Lince.

"Olá, Sr. Lince! Eu sou o pequeno coelhinho branco e quero viver em paz. Pode ajudar-me?"

O jovem Lince olhou para ele e disse:

"No passado, guardava as coisas que me incomodavam dentro de mim. Hoje, digo o que penso, o que quero e como me sinto. Além disso, pergunto aos outros o que eles querem e o como se sentem. Desta forma, posso viver em paz e os outros também."

O coelhinho branco agradeceu ao jovem lince e foi para casa. Mas antes encontrou os seus amigos que diziam coisas más porque era pequeno e de cor diferente. O coelhinho branco respirou fundo três vezes e imaginou uma luz azul à sua volta. Sentindo-se calmo, decidiu falar com eles. Perguntou-lhes porque faziam isso e disse-lhes que ele ficava triste. Disse-lhes também como queria ser tratado. Juntos encontraram uma solução.

Uma vez resolvido o conflito, o coelhinho branco foi para casa. Contou aos seus pais a sua aventura e como ele se poderia acalmar seguindo o conselho da Senhora Raposa, da Sra. Coruja, e do Sr. Lince. Os seus pais ouviram-no atentamente e deram-lhe os parabéns. Naquela noite, o coelhinho branco teve sonhos maravilhosos porque agora vivia num mundo onde havia um pouco mais de paz.



Nasceram num 1º de Janeiro...

1979Jossana GlessaCantora Gospel
1969ViolaEx jogador de futebol
1946RivelinoEx jogador de futebol (anos 60)
1943Don NovelloAtor norte-americano
1919J.D. Salingerescritor norte-americano
1909Barry GoldwaterEx senador americano
1900Xavier CugatMaestro espanhol-cubano
1895J. Edgar HooverEx-diretor do FBI
1752Betsy RossDesigner, fez a 1ª bandeira dos EUA
1735Paul RevereMensageiro durante as batalhas de Lexington e Concord

O que dizem sobre a paz?

O motivo pelo qual não é fácil para as pessoas viverem em paz está no fato de saberem demais.
Lao-Tsé

Não se pode separar paz de liberdade porque ninguém consegue estar em paz a menos que tenha sua liberdade.
Malcolm X

Quem faz o bem, conquista paz interior.
Textos Judaicos

Em época de paz, os filhos enterram os pais, enquanto em época de guerra são os pais que enterram os filhos.
Heródoto

É o homem mais feliz, seja ele rei ou camponês, aquele que encontra paz em seu lar.
Johann Goethe

São precisos dois para fazer a paz.
John Kennedy

Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho.
A. J. Muste

A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço.
Martinho Lutero



Extraído: https://www.pensador.com/frases_sobre_paz/2/

Paz

Todo mundo diz acreditar na paz. E você acredita ou não? E então o que você faz pela paz?


A Paz (do latim Pax) é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações e agitação. Derivada do latim Pacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações e dentro delas, é o objetivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.

No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, de desconfiança e - de um modo geral - de todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo, a paz do Senhor) e um objetivo de vida.

A paz é mundialmente representada pelo pombo e pela bandeira branca.

Paz também é um estado de espírito, onde o ser se encontra equilibrado e sereno, com isso, encontrando a sua total paz interior.

Extraído: Wikipédia no endereço: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paz

Aconteceu num 1º de Janeiro

Fatos marcantes ao longo da história.

Aconteceu num 1 de janeiro...



1502Descoberta por Estácio de Sá a Baía de Guanabara.
1785Começa a circular em Londres o jornal "The Times".
1793Alvarenga Peixoto morre em Angola, para onde fora deportado depois de condenado pela Inconfidência Mineira.
1847Nascimento de José Higino Duarte Pereira, senador pernambucano e ministro da Instrução Pública no governo Floriano Peixoto, ministro do STF e autor de numerosas obras jurídicas. Morreu em 1901.
1863O presidente Abraham Lincoln decreta o fim da escravidão nos Estados Unidos.
1868O coronel Hermes da Fonseca, à frente de uma Brigada de Infantaria, entra em Assunção, no Paraguai.
1879Inaugurado o cabo submarino entre Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Pará.
1879Nascimento de E. M. Forster (1879-1970), novelista e ensaísta inglês ("Passagem para a Índia" - 1924).
1879Nascimento de William Fox (1879-1952). Emigrou da Hungria para os Estados Unidos ainda menino. Em 1901, inaugura um espaço para projeções cinematográficas em Nova York. Em 1915 já era proprietário da Fox Film Corp. com distribuição para o mundo inteiro. Com a depressão de 1929 saiu da empresa, mas a Fox ainda ostenta seu nome.
1880Tem início a Revolução do Vintém.
1880Começa a construção do Canal do Panamá.
1893Nascimento de Paulo Setúbal, escritor, em Tatuí, no interior de São Paulo.
1894Morre Heinrich Rudolf Hertz (1857-1894), físico alemão, o primeiro a produzir e captar ondas eletromagnéticas em laboratório.
1895Nascimento de J. Edgar Hoover (1895-1972), criador do FBI e seu diretor por 50 anos (1922-72).
1895Nascimento de Juvenal Campos Filho, futebolista, autor do primeiro gol da seleção brasileira em jogo no exterior (em 1913, contra a Argentina).
1898Nascimento de João Batista de Carvalho (1898-1976), padre , jornalista e político, um dos fundadores da Rádio Excelsior e primeiro vigário da Paróquia Nossa Senhora do Brasil.
1900Nascimento do músico catalão Xavier Cugat, "band-leader" de ritmos latinos na década de 40.
1901Inaugurado o Colégio Sion, em São Paulo.
1902Estréia na NBC Blue Network "The Cuckoo Hour", um dos primeiros programas cômicos radiofônicos dos EUA.
1905Japoneses ocupam Porto-Artur, na Sibéria, durante a guerra russo-japonesa.
1908Nascimento de Dana Andrews, ator, que recebeu o Oscar por "Os Melhores Anos de Nossas Vidas".
1911Morre Fergo O`Connor de Camargo Dautre (1849-1911), sacerdote, professor e homem público.
1915Wenceslau Braz usa tropas federais para garantir a posse de Nilo Peçanha no governo do Estado do Rio, mas a Assembléia estadual dá posse também a Feliciano Sodré.
192233 milhões de russos passam fome no inverno.
1927Tropas dos EUA ocupam a Nicarágua.
1927Nascimento do coreógrafo francês Maurice Béjart.
1930Getulio Vargas, candidato à Presidência pela Aliança Liberal, começa a campanha eleitoral no Rio de Janeiro.
1930O camundongo Mickey Mouse, herói de desenhos animados de Walt Disney, aparece pela primeira vez em uma história em quadrinhos. No mesmo ano nascem os personagens Horácio, Clarabela e Pluto.
1931Morre Hjalmar Bergman (1883-1931), dramaturgo, novelista e contista sueco ("Maria, Jesus Moder" –1905).
1935Começa a circular "Anauê", publicação mensal da Ação Integralista.
1948Inglaterra estatiza sua malha de estradas de ferro.
1951Morre Jan Valtin, escritor nascido na Alemanha, autor de "No Fundo da Noite". Em 1926 é sentenciado a dez anos e cumpre a pena na penitenciária de San Quentin. Em 1929 é deportado para a Alemanha. Em 1947, torna-se cidadão americano.
1955Fundada a Sociedade Agrícola e Pecuária dos Plantadores de Pernambuco, no Engenho Galiléia, Vitória de Santo Antão, primeira das "Ligas Camponesas" organizadas por Francisco Julião.
1959As tropas comandadas por Fidel Castro entram triunfalmente em Havana. O presidente de Cuba, Fulgêncio Batista, foge do país.
1960A Empresa Folha da Manhã passa a se chamar Folha de S. Paulo.
1960Morre Helio Lobo (1883-1960), diplomata, escritor e especialista na história diplomática do Brasil.
1970A Câmara Federal ratifica o decreto-lei estabelecendo a censura prévia em livros e jornais e revistas.
1970João Acácio Pereira da Costa, o "Bandido da Luz Vermelha", é condenado a 30 anos de prisão.
1970Morre Ernesto de Sousa Campos, professor, educador e ministro da Educação no governo Dutra e um dos principais responsáveis pela fundação da USP.
1970Morre Pietro Nenni, líder socialista italiano.
1970Avião da linha aérea Cruzeiro do Sul (rota Montevidéu-Porto Alegre) é seqüestrado por militantes da VAR-Palmares e desviado para Cuba.
1972Morre o ator e cantor francês Maurice Chevalier.
1973Inglaterra, Dinamarca e Irlanda são admitidos no Mercado Comum Europeu.
1976Morre Paraguassu (Roque Ricardi), cantor e compositor. Seus primeiros discos na Odeon ("Porteiro da Veia", "Violeiro da Lua", 1933), foram gravados em 1912.
1978Os Estados Unidos restabelecem relações diplomáticas com a China.
1981O pintor Iberê Camargo, acusado de matar Sérgio Esteves, é absolvido pela Justiça.
1988Luiza Erundina toma posse na Prefeitura de São Paulo.
1988Criados os estados do Tocantins (divisão do estado de Goiás) e Mato Grosso do Sul (divisão do estado de Mato Grosso).
1992Acordo põe fim a 12 anos de guerra em El Salvador
1992Réveillon na praça Vermelha marca o fim da URSS
1992O líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo Bezerra, foi impedido de sair do País por decisão do Tribunal Regional Federal de São Paulo.
1993Depois de três tentativas, Paulo Maluf volta à Prefeitura de São Paulo (foi prefeito nomeado em 69).
1993Os 12 países da Comunidade Européia formalizam a derrubada das barreiras alfandegárias e dão início ao grande mercado comum do bloco europeu.
1993A Tchecoslováquia deixa de existir e dá lugar às Repúblicas Tcheca e Eslova, transformadas em países independentes.
1994Lei Municipal torna obrigatório o uso do cinto de segurança.
1994Cerca de 600 guerrilheiros mexicanos de sangue índio atacam e ocupam quatro cidades entre elas San Cristóbal.
1995Fernando Henrique Cardoso assume o governo pela primeira vez.
1997Paulo Maluf dá posse a seu sucessor na Prefeitura de São Paulo, Mário Covas, e é submetido a uma cirurgia de próstata.