quarta-feira, 28 de julho de 2004

Memória: morre Vincent Van Gogh

Imagem criada por I.A.

Em 1890 morreu o pintor holandês Vincent Van Gogh, um maiores pintores de todos os tempos.

Pós-impressionista, Van Gogh vendeu apenas uma obra enquanto estava vivo, "Vinhas Vermelhas".

Vincent William Van Gogh nasceu em Groot-Zundert, uma cidadezinha em Brabante, no dia 30 de março de 1853. O pai era pastor protestante e dele herdou o forte sentimento religioso pela vida e pela natureza que caracterizou o seu trabalho.

A cor brilhante e a exuberante vitalidade das pinturas do mestre pós-impressionista Vincent Van Gogh formam absoluto contraste com sua vida trágica e turbulenta. Sem recursos para um treinamento formal, adquiriu os conhecimentos necessários pesquisando em livros e impressos.

Lutou contra a pobreza, o alcoolismo e a insanidade. Recebia do irmão uma ajuda financeira. Um amor não correspondido levou-o a tentar o suicídio.

Atormentado, certa vez perseguiu o pintor Gaughin, que morava com ele num estúdio no sul da França, com uma faca. Mas sua perturbação já estava tão elevada, que no dia seguinte cortou uma parte da orelha e a deu de presente a uma prostituta do bar que os dois costumavam frequentar.

No dia 27 de julho de 1890 Van Gogh, depois de muitas crises, saiu num campo de trigo com um revólver na mão. O cenário era o mesmo que o inspirara a pintar um quadro, dias antes.

Era um domingo, o grão dourado, o céu incrivelmente azul. Corvos pretos gritavam e fugiam em revoada. No meio do campo deu um tiro no meio do peito. Foi socorrido, mas dois dias depois, em 29 de julho de 1890, Van Gogh morreu, aos 37 anos, na França. Cinco minutos antes de morrer, segurando a mão do irmão, disse: "A miséria não tem fim".

Van Gogh era um criador atormentado, que via o mundo como um esboço não desenvolvido.

Curiosidade:

Em 1965 estreou “Help”, em Londres, o segundo filme dos Beatles.

Acompanhando o lançamento do filme Help!, uma superprodução à lá estilo 'James Bond', o disco com a trilha sonora tornou-se uma fábrica de Hits.

Em 15 de agosto os Beatles quebraram um recorde, tocando para 55.600 pessoas no Shea Stadium em Nova York. Era o auge da Beatlemania. O álbum permaneceu no 1º lugar das paradas inglesas por 11 semanas.

Praticamente o preparo do disco Help! obedeceu a fórmula de 'A Hard Day´s Night' (seu filme do ano interior). O álbum seria dividido em 2: O lado A conteria as canções do filme enquanto o lado B apresentaria canções compostas especialmente para o disco. E como sempre, os Beatles tiveram que correr contra a agenda apertada. Tiveram apenas uma semana antes do início das filmagens, para gravar 11 músicas, a maioria pertencente ao filme.

Apesar de não pertencer ao filme, faz parte também ao álbum a obra prima de Paul McCartney - 'Yesterday', a música mais gravada de todos os tempos. É também o último álbum dos Beatles a conter um cover, sinal de que os tempos estavam mudando. A partir daí todos os Discos da banda teriam composições próprias.

Originalmente intitulado como 'Eight Arms to Hold You', o filme Help! foi rodado entre Fevereiro e Março de 1965, e os Beatles tiveram apenas 6 semanas para finalizar os trabalhos de gravação, antes do lançamento do filme. É o primeiro da discografia dos Beatles a ser lançado em estéreo, ao contrário dos 4 primeiros do grupo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário