O dia 1º de Janeiro de 2004 é o início de um novo Ano. Isso é o que estabelece o calendário oficial, há exatamente 2004 anos, isto é, no Ano 1 do Senhor, ou Anno Domini.
Essa definição é dada por uma convenção aceita hoje por todos os povos do Ocidente, e usada obrigatoriamente em todos os países do mundo nas relações comerciais, profissionais e científicas. Mesmo os povos que não aceitam esse calendário, como as centenas de milhões de muçulmanos que contam os anos pela Lua, usam o gregoriano para contatos comerciais.
Nesse calendário, a Era Cristã é dividida em séculos, agrupamentos de 100 anos que começam num dia que foi definido, em 1582, pelos astrólogos e astrônomos do papa Gregório XIII, como o 1º de Janeiro do Ano 1. Portanto, o primeiro século (século I em algarismos romanos) se completou em 31 de Dezembro de 100; o II, no final do ano 200; e assim por diante. Portanto, o século XX e o 2º Milênio, oficialmente, encerrou em 31 de Dezembro de 2000.
Toda nova era suscita nos homens expectativas e temores, mas sobretudo esperanças de virem a experimentar relações mais justas e fraternas. Ou seja, baseadas na partilha, na comunhão e em um espírito mais cooperativo.
Confraternização, aliás, é bem isso: é equilíbrio. É paz. As duas juntas - paz e confraternização - seguem paralelas e de mãos dadas com o amor universal. Obviamente que guerras e disputas existiram, existem e certamente vão continuar existindo no mundo. Não é fácil a aceitação das diferenças, principalmente quando vêm acompanhadas de antigos e arraigados ódios. Muitas nações ainda lutam entre si. Às vezes, que ironia, em nome de Deus, Deuses ou Deusas. Aquilo que deveria unir, um sentimento de obediência e respeito ao Criador e, portanto, às coisas criadas, acaba sendo motivo de desunião, de desamor, de não confraternização. Importante, portanto, que no Dia Mundial da Confraternização Universal e da Paz a humanidade como um todo se veja, se enxergue como um único e absoluto caminho para a paz e cada homem, cada mulher, cada criança se esforce para assumir um compromisso com esse caminho.
Feliz Dia Mundial da Confraternização Universal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário