quinta-feira, 29 de julho de 2004

A Emoção e a Razão

Assim como o céu e o mar nunca se encontravam, existiam dois elementos que gozavam de igual condição. Na verdade eles sequer se conheciam ou sabiam da existência, um do outro.

Um desses elementos era a Razão. Sempre altiva, coerente, sensata, calculista, pensativa, a razão vivia e procurava estar presente em todas as situações da vida. Qualquer que fosse a decisão, lá estava a Razão. Às vezes, era enganada e não chegava a tempo, e as decisões eram tomadas sob outro aspecto.

A Razão vivia de uma forma tranquila, mas, no entanto não era feliz. Ela sentia falta de alguma coisa. Um grande vazio tomava conta da sua alma, invadindo-lhe todo o ser. Um belo dia, a Razão estava vagando em pensamentos, olhando o horizonte. Distante dali, observando a cena, estava o Destino. O Destino gostava de pregar peças nas pessoas, ora facilitando, ora criando os maiores problemas. Então, o Destino resolveu pregar uma peça na Razão e deixar, já que esta era tão racional, que ela mesma resolvesse a situação na qual iria entrar. Quis o Destino que a Razão conhecesse a Emoção, já que em condições normais elas jamais se cruzariam, não custava nada facilitar as coisas e ver o que acontecia.

A Razão estava pensativa, distante, quando subitamente ao se virar deparou com a Emoção vindo ao seu encontro. Por alguns instantes a Razão ficou muda, desnorteada e sem rumo. Faltou-lhe o chão e a respiração, perdeu o sentido do tempo. Era a coisa mais linda que jamais tinha visto em toda a sua existência.

A Emoção era linda: tinha olhos de ternura, uma voz doce e suave, pele que mais pareciam pétalas de rosas, cabelos que voavam ao vento, espalhando um perfume indescritível. Que sensação maravilhosa. Nunca havia sentido nada parecido em toda a sua vida. Foi amor à primeira vista. A Emoção, por sua vez, ficou encantada com a Razão. Que modos, quanta delicadeza ao falar, quanto cuidado e carinho, respeito, atenção. Era tudo que sempre quis.

De longe, o Destino observava, preocupado, tal encontro e as suas consequências. Como puder pensar em juntar a Razão e a Emoção? Eles não foram feitos um para o outro, jamais andarão pelo mesmo caminho, lado a lado. E agora? Que fui fazer!

Mas a Razão estava apaixonada pela Emoção. A Emoção encantada com a Razão. Porém, como sempre, a Razão começou a pensar e ponderar o que poderia significar tal amor e as suas consequências: daria certo, iria sofrer e fazer sofrer, teriam chances de serem felizes? Enfim, tudo que a razão poderia ponderar nos assuntos do coração. Tudo o que a Razão queria era ser feliz, viver um intenso amor. Sentir seu coração palpitar e disparar ao ver sua amada. Viver cada segundo, cada dia como se fosse o último da sua vida. Amar intensamente e incondicionalmente. Não importava quanto tempo poderia durar aquele amor. Enquanto durasse, seria infinito e eterno e, assim teria lembrança da melhor sensação que conheceu na vida. A Razão lembrava as frases do poeta que dizia que “você pode ter um milhão de motivos para não amar uma pessoa e apenas um para amá-la. Este prevaleceria”. Era nisto que tentava se apoiar, pois tinha descoberto que morrer de amor para ela era viver.

E assim viveram: Razão e Emoção. Entregaram-se um ao outro, amando mais do que podiam e suportavam seus corações, vivendo intensamente uma paixão avassaladora até o fim das suas vidas. Descobriram que o amor e muito mais que a razão. É superior a emoção, pois esta não sobrevive sem o amor. Descobriram que o coração acharia os motivos para manter unidos a emoção e a razão.

(texto do ouvinte Ivaldo Calazans)


Aconteceu num 29 de Julho...

Fatos marcantes ao longo da história.

Aconteceu num 29 de julho...


Renato Aragão e Dedé Santana prestam homenagem a Mussum.

1816um decreto proibiu navios estrangeiros, com o intuito de acabar com a navegação de cabotagem.
1915os marinheiros norte-americanos tomaram o Haiti.
1923Albert Einstein participou de manifestação pacifista em Berlim.
1925foi fundado o jornal “O Globo”.
1928foi inaugurado o estádio de tênis “Roland Garros”, em Paris.
1945o Empire State foi atingido por avião (19 morreram e 16 ficaram feridos).
1948foi realizada a abertura das Olimpíadas de Londres.
1958foi criada a Nasa contando com a participação de cientistas da Alemanha Nazista.
1960a Nasa lançou o programa Apollo. O programa espacial deveria abranger vôos tripulados à Lua e enviar sondas aos planetas de Marte e Vênus.
1966a TV Record sofreu um incêndio.
1969o Decreto-Lei 898, de Segurança Nacional, teve o “inimigo interno” como alvo.
1975a OEA suprimiu bloqueio comercial a Cuba, em vigor desde 1964.
1981Charles, o príncipe-herdeiro da Grã-Bretanha, casou-se com a plebéia Lady Diana.
1981desapareceu o bimotor do Banco Bamerindus do Brasil, que tinha decolado de Curitiba com destino a Joaquim Távora (PR), transportando o presidente do banco, Tomás Edson Vieira, seu irmão e vice-presidente, Cláudio Enoch Vieira, e seus três filhos.
1981um violento terremoto devastou o sudeste do Irã, matando 5 mil pessoas.
1992Sandra F. de Oliveira, secretária da empresa ASD, revelou que documentos da chamada Operação Uruguaia (Caso Collor) eram forjados.
1994morreu Mussum – comediante do grupo “Os Trapalhões”. (foto)
1996o Brasil conquista a medalha de ouro na classe Star do iatismo em Savannah, Olimpíadas de Atlanta.

Nasceram num 29 de Julho...

Nasceram num 29 de julho...


Mussolini (extrema-esquerda) aderiu às ideias de Karl Marx durante todo seu governo e em toda sua teoria, como pode ser observado em seus livros e atos.
1833 Benito Mussolini Líder do movimento fascista. Mussolini tornou-se primeiro-ministro da Itália em 1922. O "Duce", como era conhecido, ficou no poder até 1943, quando foi deposto e preso. Morreu assassinado por populares depois de fugir da prisão. (foto)
1846 Princesa Isabel No dia que completou 14 anos prestou juramento junto ao Senado como herdeira presuntiva do trono
1857 Joaquim Francisco de Assis Brasil (1857/1938 - diplomata, político, jornalista e escritor gaúcho, chefe da Revolução de 1923)
1927 Cassiano Gabus Mendes Foi autor e produtor de tevê
1805 Aléxis de Tocqueville estadista francês do século XVIII, cientista político, historiador
1953 Kern Burns cineasta - realizou diversos documentários, entre eles “A Guerra Civil”
1936 Elizabeth Dole Ex-presidente da Cruz Vermelha norte-americana e mulher do ex-senador Bob Dole, que foi derrotado por Bill Clinton nas eleições presidenciais americanas de 1996. Elizabeth também foi secretária dos Transportes e secretária do Trabalho

quarta-feira, 28 de julho de 2004

Memória: morre Vincent Van Gogh

Imagem criada por I.A.

Em 1890 morreu o pintor holandês Vincent Van Gogh, um maiores pintores de todos os tempos.

Pós-impressionista, Van Gogh vendeu apenas uma obra enquanto estava vivo, "Vinhas Vermelhas".

Vincent William Van Gogh nasceu em Groot-Zundert, uma cidadezinha em Brabante, no dia 30 de março de 1853. O pai era pastor protestante e dele herdou o forte sentimento religioso pela vida e pela natureza que caracterizou o seu trabalho.

A cor brilhante e a exuberante vitalidade das pinturas do mestre pós-impressionista Vincent Van Gogh formam absoluto contraste com sua vida trágica e turbulenta. Sem recursos para um treinamento formal, adquiriu os conhecimentos necessários pesquisando em livros e impressos.

Lutou contra a pobreza, o alcoolismo e a insanidade. Recebia do irmão uma ajuda financeira. Um amor não correspondido levou-o a tentar o suicídio.

Atormentado, certa vez perseguiu o pintor Gaughin, que morava com ele num estúdio no sul da França, com uma faca. Mas sua perturbação já estava tão elevada, que no dia seguinte cortou uma parte da orelha e a deu de presente a uma prostituta do bar que os dois costumavam frequentar.

No dia 27 de julho de 1890 Van Gogh, depois de muitas crises, saiu num campo de trigo com um revólver na mão. O cenário era o mesmo que o inspirara a pintar um quadro, dias antes.

Era um domingo, o grão dourado, o céu incrivelmente azul. Corvos pretos gritavam e fugiam em revoada. No meio do campo deu um tiro no meio do peito. Foi socorrido, mas dois dias depois, em 29 de julho de 1890, Van Gogh morreu, aos 37 anos, na França. Cinco minutos antes de morrer, segurando a mão do irmão, disse: "A miséria não tem fim".

Van Gogh era um criador atormentado, que via o mundo como um esboço não desenvolvido.

Curiosidade:

Em 1965 estreou “Help”, em Londres, o segundo filme dos Beatles.

Acompanhando o lançamento do filme Help!, uma superprodução à lá estilo 'James Bond', o disco com a trilha sonora tornou-se uma fábrica de Hits.

Em 15 de agosto os Beatles quebraram um recorde, tocando para 55.600 pessoas no Shea Stadium em Nova York. Era o auge da Beatlemania. O álbum permaneceu no 1º lugar das paradas inglesas por 11 semanas.

Praticamente o preparo do disco Help! obedeceu a fórmula de 'A Hard Day´s Night' (seu filme do ano interior). O álbum seria dividido em 2: O lado A conteria as canções do filme enquanto o lado B apresentaria canções compostas especialmente para o disco. E como sempre, os Beatles tiveram que correr contra a agenda apertada. Tiveram apenas uma semana antes do início das filmagens, para gravar 11 músicas, a maioria pertencente ao filme.

Apesar de não pertencer ao filme, faz parte também ao álbum a obra prima de Paul McCartney - 'Yesterday', a música mais gravada de todos os tempos. É também o último álbum dos Beatles a conter um cover, sinal de que os tempos estavam mudando. A partir daí todos os Discos da banda teriam composições próprias.

Originalmente intitulado como 'Eight Arms to Hold You', o filme Help! foi rodado entre Fevereiro e Março de 1965, e os Beatles tiveram apenas 6 semanas para finalizar os trabalhos de gravação, antes do lançamento do filme. É o primeiro da discografia dos Beatles a ser lançado em estéreo, ao contrário dos 4 primeiros do grupo.


A Arte de Viver Bem

A Arte de Viver Bem

(colaboração de Nivaldo Rovani)

Não exija dos outros o que eles não podem lhe dar, mas cobre de cada um a sua responsabilidade.

Não deixe de usufruir o prazer, mas que não faça mal a ninguém.

Não pegue mais do que você precisa, mas lute pelos seus direitos.

Não olhe as pessoas só com os seus olhos, mas olhe-se também com os olhos delas.

Não fique ensinando sempre, você pode aprender muito mais.

Não desanime perante o fracasso, supere-se o transformando em aprendizado.

Não se aproveite de quem se esforça tanto, ele pode estar fazendo o que você deixou de fazer.

Não estrague um programa diferente com seu mau humor, descubra a alegria da novidade.

Não deixe a vida se esvair pela torneira, pode faltar aos outros...

O amor pode absorver muitos sofrimentos, menos a falta de respeito a si mesmo!

Se você quer o melhor das pessoas, dê o máximo de si, já que a vida lhe deu tanto.

Enfim, agradeça sempre, pois a gratidão abre as portas do coração...

(texto de Içami Tiba)


Aconteceu num 28 de Julho

Fatos marcantes ao longo da história.

Aconteceu num 28 de julho...


Seleção brasileira comemorando a vitória na Copa do Mundo de 1958 na Suécia.

1750morreu Johann Sebastian Bach, em Leipzig.
1821San Martin proclamou a independência do Peru.
1823chegou ao fim a Guerra de Independência do Maranhão, com a incorporação ao Império,
1877foi fundada a cidade paulista São Caetano do Sul.
1917foi condenado Manso de Paiva, assassino do senador Pinheiro Machado.
1917foi criado o Instituto de Engenharia de São Paulo.
1919Epitácio Pessoa tomou posse na Presidência da República
1921Adolf Hitler foi escolhido presidente do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães.
1937 foi promulgada em São Paulo a lei municipal que aprovava o plano de construção da Avenida Itororó-Anhangabaú, atual 23 de Maio. Seu primeiro trecho, até o viaduto Pedroso, seria inaugurado dia 8/4/1967, 30 anos depois.
1937soldados japoneses ocuparam Pequim.
1937ocorreu um atentado do IRA contra George VI, da Inglaterra.
1943durante a Segunda Guerra; Hamburgo foi bombardeada pelos britânicos (30 mil mortos).
1950teve início o primeiro Congresso da Federação de Mulheres do Brasil.
1950o PSB lançou a candidatura presidencial de João Mangabeira.
1958o Brasil conquistou pela primeira vez a Copa do Mundo, na Suécia, ao derrotar o time da casa por 5 a 2.
1966o 28o Congresso da UNE, na ilegalidade, elegeu José Luís Guedes presidente.
1967estreou "Álbum de Família", terceira peça de Nelson Rodrigues, escrita em 1945 e censurada a partir de 1946.
1976a revista "Status" foi censurada pela publicação de um conto erótico assinado pelo escritor curitibano Dalton Trevisan.
1978as sucursais de Belo Horizonte e Curitiba, do semanário de oposição “Em Tempo!”, foram depredadas.
1984foi realizada a abertura da 2a Olimpíadas de Los Angeles.
1990Fujimori foi eleito presidente do Peru, pela primeira vez.
1995foi descoberto o gene da obesidade, nos EUA.
1995foi concluída a lista de desaparecidos políticos no regime militar, com 136 nomes.
1995Fujimori começou segundo mandato.
1996o automobilista brasileiro André Ribeiro saiu vitorioso nas 500 Milhas de Michigan. Emerson Fittipaldi sofreu grave acidente durante a prova.
1996morreu Michel Philippot, músico e compositor francês, criador e diretor do Departamento de Música da USP.
2024Após conquistar a medalha de Bronze no skate street feminino, a brasileira Rayssa Leal, driblou a perseguição contra cristãos na Olimpíada e mandou sua mensagem libras e sinalizou: Jesus é o caminho, a verdade e a vida.

Memória: Há 66 anos morreu Lampião e Maria Bonita...

Há 66 anos morreu Lampião e Maria Bonita...

Era um 28 de julho de 1938. Chegava ao fim a trajetória do mais popular cangaceiro do Brasil. Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, foi morto na Grota do Angico, interior de Sergipe.

Por sua inteligência e destreza, Lampião até hoje é considerado o Rei do Cangaço. Nascido no interior de Pernambuco, filho de José Ferreira, um pequeno proprietário rural. Sabia ler e escrever e era um hábil artesão em couro.

No sertão castigado por secas prolongadas e marcado por desigualdades sociais, a figura do coronel representava o poder e a lei. Eram frequentes, também, os atritos entre famílias tradicionais devido às questões da posse das terras e às brigas pelo comando político da região. Num desses confrontos, o pai de Lampião foi assassinado. Para vingar a morte do pai, Lampião entrou para o cangaço.

Cometeu inúmeros crimes e atrocidades. Ele e seu bando chegavam nas cidades cantando. Se o povo da cidade negasse o que ele pedia, eles revidavam: estupravam, matavam, incendiavam. Mas se atendesse a seu pedido, organizava festas e dava esmolas.

Lampião ganhava fama por onde passava. Muitas são as lendas criadas em torno de seu nome. Existem teorias para o apelido: uma delas é que ele teria iluminado o ambiente a tiros, como um lampião, para que um colega achasse um cigarro caído, no escuro; outra é que ele teria feito uma modificação num fuzil, para torná-lo mais rápido, de modo que o cano estava sempre aceso, como um lampião.

Praticavam assassinatos por vingança ou por encomenda. Pela fama que alcançou, Lampião tornou-se o "inimigo número um" da polícia nordestina. Muitas eram as recompensas oferecidas pelo governo para quem o capturasse. Mas as tropas oficiais eram sempre derrotadas quando enfrentavam seu bando.

Além de se utilizarem da violência no agir, ainda contavam com o respaldo do governo. Por sua vivência no sertão nordestino, em 1926, o governo do Ceará negociou a entrada de seu bando nas forças federais para combater a Coluna Prestes. Seu namoro com a lei durou pouco. Voltou para o cangaço, melhor equipado com as armas e munições oferecidas pelo governo.

Conheceu Maria Déa, a Maria Bonita, em 1929 e, no ano seguinte, deixou o marido e seguiu com Lampião. Durante os oito anos que viveu com Lampião, foi totalmente apaixonada por ele e teve quatro gestações, sobrevivendo apenas uma menina, Expedita. Foi o início das mulheres no bando.

A terra, no interior do nordeste, é toda feita de caatinga, que quer dizer "mata branca". Compõe a zona mais árida do Brasil e foi o berço do movimento cultural mais original que tivemos até hoje em nossa história - o Cangaço. Surgido da aridez da miséria, cercado por uma natureza inóspita e bela, o Cangaço criou suas próprias cores, refletida em uma vestimenta rica e pacientemente bordada pelos homens mais ferozes que já se viu.

Lampião definia as pessoas do cangaço como: "aristocracia cangaceira", com suas regras, sua cultura e sua moda. As roupas, inspiradas em heróis e guerreiros, como Napoleão Bonaparte, eram desenhadas e confeccionadas pelo próprio Lampião. Os chapéus, as botas, as cartucheiras, os ornamentos em ouro e prata, mostravam sua habilidade como artesão.

Após dezoito anos, a polícia finalmente conseguiu pegar o maior dos cangaceiros. Na madrugada do dia 28 de julho de 1938, a Volante do tenente João Bezerra, numa emboscada feita na Grota do Angico, matou a Rainha e o Rei do Cangaço e parte de seu bando.

Suas cabeças foram cortadas e expostas em praça pública. As de Lampião e Maria Bonita foram para o Instituto Nina Rodrigues em Salvador. Foram enterradas em 1969.

Lampião deixou uma música popular de sua autoria (que ele cantava quando chegava a uma cidade):

"Olê, mulher rendeira,
Olê mulher rendá,
Tu me ensina a fazer renda
Que eu te ensino a namorar."

(Fontes: revista Super Interessante / Alô Escola e sites lampiaovitual e Bolsa de Mulher)


Estreia o filme "Help!" dos Beatles

Poster do filme "Help!".

Em 1965 estreou “Help”, em Londres, o segundo filme dos Beatles.

Acompanhando o lançamento do filme Help!, uma superprodução à lá estilo 'James Bond', o disco com a trilha sonora tornou-se uma fábrica de Hits.

Em 15 de agosto os Beatles quebraram um recorde, tocando para 55.600 pessoas no Shea Stadium em Nova York. Era o auge da Beatlemania. O álbum permaneceu no 1º lugar das paradas inglesas por 11 semanas.

Praticamente o preparo do disco Help! obedeceu a fórmula de 'A Hard Day´s Night' (seu filme do ano interior). O álbum seria dividido em 2: O lado A conteria as canções do filme enquanto o lado B apresentaria canções compostas especialmente para o disco. E como sempre, os Beatles tiveram que correr contra a agenda apertada. Tiveram apenas uma semana antes do início das filmagens, para gravar 11 músicas, a maioria pertencente ao filme.

Apesar de não pertencer ao filme, faz parte também ao álbum a obra prima de Paul McCartney - 'Yesterday', a música mais gravada de todos os tempos. É também o último álbum dos Beatles a conter um cover, sinal de que os tempos estavam mudando. A partir daí todos os Discos da banda teriam composições próprias.

Originalmente intitulado como 'Eight Arms to Hold You', o filme Help! foi rodado entre Fevereiro e Março de 1965, e os Beatles tiveram apenas 6 semanas para finalizar os trabalhos de gravação, antes do lançamento do filme. É o primeiro da discografia dos Beatles a ser lançado em estéreo, ao contrário dos 4 primeiros do grupo.


quarta-feira, 21 de julho de 2004

Personagem: Marshall McLuhan

Marshall McLuhan

Em 1911 nasceu o teórico da comunicação, Marshall McLuhan.

Criador da idéia de "aldeia global" trouxe para a educação novo enfoque, baseado em suas teorias sobre comunicação.

"Uma rede mundial de ordenadores tornará acessível, em alguns minutos, todo o tipo de informação aos estudantes do mundo inteiro". Em tempos de internet, essa frase é óbvia. Quando foi dita, há 27 anos, parecia extraída de um livro de ficção. O autor, um canadense chamado Marshall McLuhan, foi chamado de sonhador e louco.

Em 1964, McLuhan publicou um livro chamado “Understanding Media”, que, em português ganhou o título de “Os meios de comunicação como extensões do homem”. Ao publicá-lo, talvez não imaginasse que estava lançando um dos clássicos da comunicação.

A grande novidade do autor em relação à educação é o enfoque, baseado em suas teorias sobre comunicação. Acreditava que a maior parte da aprendizagem ocorre fora da sala de aula. Dizia que a quantidade de informações transmitidas pela imprensa excedia, de longe, a quantidade de informações transmitidas pela instrução e textos escolares.

Um de seus mais famosos conceitos é o de "aldeia global". Em seu livro “O meio é a massagem” afirma que "a nova interdependência eletrônica cria o mundo à imagem de uma aldeia global". Quando ele falou isso, a coisa mais parecida com internet que existia eram as redes de computadores militares norte-americanas. Computador pessoal era apenas um sonho, distante.

Uma das mais curiosas idéias de McLuhan é a de que "os meios de comunicação são extensões do homem". Assim como se usa uma pinça para aumentar a precisão das mãos e uma chave de fenda para girar um parafuso, os meios de comunicação seriam, na verdade, extensões dos sentidos do homem. Os óculos, por exemplo, são extensões do olho, a roupa é uma extensão da pele, a roda do carro é uma extensão do pé. Com a internet, pode-se falar em "relações virtuais", como se as máquinas fossem realmente capazes de sentir e pensar pelos seus operadores.

Muito antes de alguém falar em "aspectos lúdicos da educação", McLuhan já dizia que o estudo deveria ser uma atividade divertida. A escola, para ele, ainda não tinha percebido essa realidade óbvia. E completa: "É ilusório supor que existe qualquer diferença básica entre entretenimento e educação. Sempre foi verdade que tudo o que agrada ensina mais eficazmente".

Frase:
"A educação escolar tradicional suscita em nós o desgosto por qualquer atividade humana" (Marshall McLuhan)



Nasceram num 21 de julho...

Nasceram num 21 de julho...


Robin Williams
1951 Robin Williams ator inglês radicado nos EUA, faleceu em 11/08/2014.(na foto acima)
1911 Marshall McLuhan (teórico canadense da comunicação, nascido em 1911. Autor de “O Meio é a Mensagem”) faleceu em 31 de dezembro de 1980.
1899 Ernest Hemingway escritor americano expatriado, jornalista, ganhador de prêmio Nobel, pela obra “O Velho e o Mar”, teve uma vida cheia de aventuras, suicidou-se em 2 de julho de 1961.
1936 Oswaldo França Júnior escritor, faleceu em 10 de junho de 1989.
1962 Bete Coelho Atriz brasileira, atuou nas novelas "Kanaga do Japão", "Lua Cheia de Amor", "Vamp", "Éramos Seis" entre outras.