domingo, 13 de agosto de 2023

Agenda: 01/06 - Dia da Gratidão

Reconhecer o favor que alguém um dia nos fez, mesmo que essa pessoa nunca tenha nos cobrado, demonstrar um sentimento de reciprocidade quando algo de bom nos é oferecido são situações em que estamos sendo gratos.

Gratidão, nada mais é que ter a consciência de que alguém nos fez muito bem e querer retribuir de alguma forma tal bem. A gratidão compreende sentimentos de fraternidade e companheirismo, mesmo que momentâneos, mas nunca abrange a submissão. Ser grato é ter um sentimento horizontal e nunca vertical.

A gratidão é um sentimento que se frutifica, quando se quer viver em rede, é uma emoção espontânea, nem sempre ligada a favores. Mas é um sentimento reconhecido e pregado em todas as religiões.

Agradecer a vida, agradecer a saúde, agradecer a roupa, agradecer o carro, agradecer o motorista do ônibus, agradecer o dinheiro, agradecer o garçom, agradecer o lixeiro, agradecer o mecânico, agradecer o médico, agradecer o chefe, agradecer o colega de trabalho... Sempre existirá algo para agradecer. Porém, não da boca para fora. Agradecer de coração, de verdade, com verdadeiro sentimento de gratidão porque a vida nos serve através de infinitos meios que podemos não perceber.

Fonte: Planeta educação



Agenda: 06/01 - Dia de reis

Apesar do Dia de Reis ser comemorado apenas no dia 6 de janeiro, a Folia de Reis dura de 24 de dezembro até o dia 2 de janeiro. Nesse período, homens se vestem de um dos Três Reis Magos e saem pelas ruas das cidades e param para dançar, cantar e abençoar as famílias das casas onde há presépios.

Esses homens só se apresentam à noite e ganham ceia ou café nas casas visitadas.

Durante as apresentações, os homens tocam pistão, bombardino e clarinete. Esta tradição está desaparecendo, mas sobrevive ainda em algumas cidades, principalmente do interior. Ao contrário dos países de cultura portuguesa, na Espanha e nos países de cultura espanhola, o Dia de Reis é bastante comemorado, chegando a ser a principal festa do período natalino.

A festa representa a chegada do menino Jesus e por isso, a proximidade com o Natal. Os Três Reis Magos são:

  • O árabe Baltazar que levava incenso, que significava a divindade do Menino Jesus.
  • O indiano Belchior que levava ouro, significando a realeza.
  • O etíope Gaspar que levava mirra, que simbolizava a humanidade do recém-nascido.

É também no Dia de Reis que a árvore de natal é desmontada.

Fonte: Site Velhos Amigos



Personagem: Jorge Goulart

Em 1926 nasceu o cantor Jorge Goulart.

Carioca, iniciou sua carreira como crooner, cantando em casas noturnas do Rio de Janeiro, principalmente composições de Custódio Mesquita. Participava de programas na Rádio Tupi e em 1945 lançou seu primeiro 78 rotações: "A Volta" e "Paciência, Coração", duas canções de Benedito Lacerda e Aldo Cabral.

O primeiro sucesso foi "Xangô", de Ary Barroso e Fernando Lobo, e graças a ele assinou contrato com a Rádio Tupi. Depois de ter passado uma temporada em Porto Alegre, voltou ao Rio e gravou "Miss Mangueira" (Wilson Batista/ Antônio Almeida) e "Balzaquiana" (Wilson Batista/ Nássara), sucessos dos carnavais de 1950 e 51. Entrou para a Rádio Nacional, lá permanecendo por 15 anos.

Outros de seus sucessos foram "Mundo de Zinco" (Wilson Batista/ Nássara), "A Voz do Morro" (Zé Kéti), "Samba Fantástico" (José Toledo/ Jean Mazon/ L. Autuori/ P.M. Campos), "Laura" (J. de Barro/ Alcir P. Vermelho), "Mané Fogueteiro" (João de Barro), "Couro de Gato" (Grande Otelo/ Rubens Silva/ Popó) e "Joga a Chave, Meu Amor" (J.R. Kelly/ J. Rui).

Casado com a cantora Nora Ney, foi um dos grandes divulgadores das músicas de sambistas de escolas de samba, como Zé Kéti, Candeia e Elton Medeiros. Participou de filmes como "Rio 40 Graus" (Nelson Pereira dos Santos) e "Aviso aos Navegantes", de Watson Macedo.

Nos anos 50 e 60 esteve em diversos países como Rússia e China, fazendo shows, incentivado pela política do então presidente Juscelino Kubitschek de aproximação entre o Brasil e os países do leste europeu.

Nas décadas de 70 e 80 se apresentou no Brasil em espetáculos montados em teatros e casas noturnas.



Nasceram num 6 de Janeiro

Nasceram num 6 de janeiro...


Cássia Kiss
1958 Cássia Kiss Atriz (na foto acima)
1926 Jorge Goulart (Cantor) Faleceu em 2012.
1913 Loretta Young (atriz americana; seu primeiro filme é de 1929. Nasceu em 1913)
1894 Flausino Vale (músico e compositor nascido em Barbacena, considerado por Villa-Lobos como o Paganini brasileiro. Seus prelúdios para violino foram executados por Heifetz e Zino Francescatti. Viveu de 1894 a 1954)
1901 Dom José Gaspar de Afonseca e Silva (segundo arcebispo metropolitano de São Paulo. Nasceu em 1901)
1901 Moisés Velinho (escritor e político gaúcho, também nascido em 1901)
1850 Eduard Bernstein (propagandista da Social Democracia, cientista político e historiador. Um dos primeiros socialistas a rever as idéias de Karl Marx e a abandonar a teoria da queda iminente da economia capitalista. Nasceu em 1850 em Berlim e morreu em 1932)

Palavra-chave: Lidere

Palavra-chave


Lidere


A vida é um jogo de opções; são escolhas que você faz a todo momento. Entre elas está a de assumir a liderança... ou seguir a multidão. Se é isso que você quer; perfeito. Mas se sua alma se inquieta... saia desse estado confortável de acomodação e mude a rota. Prepare-se, trace e abra um novo caminho; use sua criatividade, crie alternativas diferenciadas, busque soluções inusitadas... Assuma os risco e lidere a massa... ou então, continue aí, se deixando levar sem saber direito onde é que vai parar. A escolha é sua. Pense nisso!


Frase do dia


Lidere, siga ou saia do caminho.

(Ted Turner)



Você é um Envelhescente?

Humor


Você é um Envelhescente?


(Por: Mário Prata)

Se você tem entre 45 e 65 anos, preste bastante atenção no que se segue. Se você for mais novo, preste também, porque um dia vai chegar lá. E, se já passou, confira:

= A envelhescência nada mais é que uma preparação para entrar na velhice, assim com a adolescência é uma preparação para a maturidade.

= Engana-se quem acha que o homem maduro fica velho de repente, assim da noite para o dia. Não. Antes, a envelhescência.

= E, se você está em plena envelhescência, já notou como ela é parecida com a adolescência?

= Assim como os adolescentes, os envelhescentes também gostam de meninas de vinte anos.

= Os adolescentes mudam a voz.

= Nós, envelhescentes, também. Mudamos o nosso ritmo de falar, o nosso timbre.

= Os adolescentes querem falar mais rápido;

= Os envelhescentes querem falar mais lentamente.

= Os adolescentes vivem a sonhar com o futuro;

= Os envelhescentes vivem a falar do passado. Bons tempos...

= Os adolescentes não têm idéia do que vai acontecer com eles daqui a 20 anos.

= Os envelhescentes até evitam pensar nisso.

= Ninguém entende os adolescentes...

= Ninguém entende os envelhescentes... Ambos são irritadiços, se enervam com pouco. Acham que já sabem de tudo e não querem palpites nas suas vidas.

= Às vezes, um adolescente tem um filho: é uma coisa precoce.

= Às vezes, um envelhescente tem um filho: é uma coisa pós-coce.

= Os adolescentes não entendem os adultos e acham que ninguém os entende.

= Nós, envelhescentes, também não entendemos eles. "Ninguém me entende" é uma frase típica de envelhescente.

= O adolescente adora usar uns tênis e uns cabelos.

= O envelhescente também. Sem falar nos brincos.

= Ambos adoram deitar e acordar tarde.

= O adolescente ama assistir a um show de um artista envelhescentes (Caetano, Chico, Mick Jagger).

= O envelhescente ama assistir a um show de um artista adolescente (Rita Lee).

= O adolescente faz de tudo para aprender a fumar.

= O envelhescente pagaria qualquer preço para deixar o vício.

= Ambos bebem escondido.

= A adolescência vai dos 10 aos 20 anos;

= a envelhescência vai dos 45 aos 60. Depois sim, virá a velhice, que nada mais é que a maturidade do envelhescente.

= Daqui a alguns anos, quando insistirmos em não sair da envelhescência para entrar na velhice, vão dizer: - É um eterno envelhescente!

= Que bom!!!

(O texto acima foi extraído do livro "100 Crônicas", Cartaz Editorial/Jornal O Estado de São Paulo, São Paulo, 1997)



Batatas...

Toque de vencer


(colaboração de Danielle Soares da Silva)

O professor pediu para que os alunos levassem batatas e uma bolsa de plástico para a aula. Durante a aula, ele pediu para que separassem uma batata para cada pessoa de quem sentiam mágoas, escrevessem os seus nomes nas batatas e as colocassem dentro da bolsa.

Algumas das bolsas ficaram muito pesadas. A tarefa consistia em, durante uma semana, levar a todos os lados a bolsa com as batatas.

O incômodo de carregar a bolsa, a cada momento, mostrava-lhes o tamanho do peso espiritual diário que a mágoa ocasiona. Bem como o fato de que, ao colocar a atenção na bolsa, para não esquecê-la em nenhum lugar, os alunos deixavam de prestar atenção em outras coisas que eram importantes para eles.

Esta é uma grande metáfora sobre o preço que se paga, todos os dias, para manter a dor, a bronca e a negatividade. Principalmente quando damos importância aos problemas não resolvidos ou às promessas não cumpridas, nossos pensamentos enchem-se de mágoa, aumentando o estresse e roubam nossa alegria. Perdoar e deixar estes sentimentos irem embora é a única forma de trazer de volta a paz e a calma.

Vamos lá... jogue fora suas "batatas" e sorria!

(autor desconhecido)

Recebendo Anjos

(texto de Luis Fernando Veríssimo)

Bons tempos, bons tempos, os bíblicos. Imagine receber um anjo hoje.

Um deles já pode ter estado com você, e você não o reconheceu. A função dele era aparecer e lhe dar a mensagem. A sua única obrigação era recebê-lo, mas você não soube que era ele. Você se afastou, achou que era um chato, ou um louco, falhou, azar. Pode ter sido há anos.

Aquele que caminhou ao seu lado brevemente e disse uma coisa estranha e você apressou o passo, lembra? Aquele (ou aquela, eles vêm de várias formas) que sentou ao seu lado e falou no tempo, e era um preâmbulo para a revelação, mas você fechou a cara.

Ele pode ter batido na sua porta e você foi logo dando uma esmola, ou dizendo que hoje não tem nada, ou ameaçando chamar a polícia. Antes era mais fácil, agora é tarde. Hoje ele bate na porta e você espia e não abre a porta, tá doido? Se ele se aproximar de você na rua, você correrá apavorado ou anunciará que está armado e que é melhor ele se afastar. Se ele se sentar ao seu lado, você fugirá do contágio, se ele segurar o seu braço, você gritará. Se ele telefonar, sua secretaria eletrônica dirá para ele deixar a mensagem depois do bip e ele não dirá nada: a mensagem é para você e não para ela.

E se ele conseguir alcançar você sem que você lhe dê um pontapé, e cumprir sua função, e der a mensagem – você não a compreenderá. Pedirá para ele falar mais alto, há muito barulho. “O quê? Em que sentido? É uma metáfora? É um código? Interpreta, traduz, decifra, o quê?”

Agora é tarde. Antes ele olharia você nos olhos e falaria claramente. E, dada a mensagem, ele desapareceria, e o mundo seria uma estrada para o seu coração.

Hoje você diria – “olha, precisamos conversar com mais calma um dia, me liga! Me liga!”

(O texto acima foi extraído do Jornal do Brasil, "JB", edição de agosto de 1995, 1º caderno)


Uma história de Natal

(texto extraído da Agenda+Atitude Nova Manhã 2003)

Conta uma antiga lenda que três cedros nasceram numa linda floresta do Líbano. Como os cedros levam muito tempo para crescer, estas árvores passaram séculos observando a vida, a morte, a natureza e os homens.

Nesse período, presenciaram a chegada de uma expedição de Israel, enviada por Salomão; mais tarde, viram a terra coberta de sangue durante as batalhas com os assírios. Conheceram Jezabel e o profeta Elias – inimigos mortais. Assistiram a invenção do alfabeto; se deslumbraram com as caravanas que passavam, cheias de tecidos coloridos... E, em um belo dia, decidiram conversar sobre o futuro.

- Depois de tudo o que tenho visto, disse a primeira árvore, quero ser transformada no trono do rei mais poderoso da terra.

- Eu gostaria de ser parte de algo que transformasse para sempre o Mal em Bem, comentou a Segunda.

- Por meu lado, eu queria que toda as vezes que olhassem para mim, pensassem em Deus, respondeu a terceira.

Algum tempo se passou e apareceram os lenhadores. Os cedros foram derrubados e um navio os carregou para longe. Cada uma daquelas árvores tinha um desejo, mas nem sempre a realidade leva em conta os sonhos.

O primeiro cedro, foi usado na construção de um abrigo para animais, e suas sobras serviam para apoiar feno.

O segundo, virou uma mesa muito simples.

O terceiro, não encontrou compradores, foi cortado e armazenado em uma cidade grande.

Apesar de felizes, as árvores lamentavam seu destino: “nossa madeira era boa e ninguém encontrou algo de belo para usá-la”.

Tempos mais tarde, numa noite cheia de estrelas, um casal que não conseguia encontrar refúgio resolveu passar a noite no estábulo, construído com a madeira do primeiro cedro. A mulher, em trabalho de parto, deu a luz ali mesmo, colocando seu filho entre o feno e a madeira que o apoiava. Naquele momento a primeira árvore entendeu que seu sonho tinha sido cumprido: ali estava o maior de todos os reis da Terra.

Anos mais tarde, numa casa modesta, vários homens sentaram-se em torno da mesa feita com a madeira do segundo cedro. Um deles, antes que todos começassem a comer, disse algumas palavras sobre o pão e o vinho que tinha diante de si. Nesse instante, a segunda árvore entendeu que ela sustentava não apenas um cálice e um pedaço de pão, mas a aliança entre o homem e a Divindade.

No dia seguinte, retiraram dois pedaços do terceiro cedro e fizeram uma cruz, que ficou jogada em um canto. Horas depois um homem ferido, a carregou nos ombros até um monte, onde foi cravado em seu lenho. Horrorizado, o terceiro cedro lamentou a herança bárbara que a vida lhe deixara. Porém, antes que três dias decorressem, a terceira árvore entendeu seu destino: o homem que ali estivera pregado, era agora a Luz que tudo iluminava. A cruz feita com sua madeira tinha deixado de ser um símbolo de tortura, para transformar-se em sinal de vitória.

Como sempre acontece com os sonhos, os três cedros do Líbano tinham cumprido o destino que desejavam, mas não da maneira que imaginavam.

(autor desconhecido)


sábado, 12 de agosto de 2023

Além dos próprios limites

(texto de Paulo Coelho no livro "Histórias para pais, filhos e netos" - a venda no tel. (11) 6129-3000 e no site www.radioclub.com.br)

Um arqueiro caminhava pelas redondezas de um mosteiro hindu, conhecido pela rigidez nos ensinamentos, quando viu os monges no jardim, bebendo e se divertindo.

- Como são cínicos – disse o arqueiro em voz alta. – Dizem que a disciplina é importante e ficam aqui se embriagando às escondidas!

- Se você disparar cem flechas seguidas, o que acontecerá com o seu arco? – perguntou o mais velho dos monges.

- Meu arco se quebrará – respondeu o arqueiro.

- Se alguém se esforça além dos próprios limites, também quebra sua vontade – disse o monge. -Quem não equilibra trabalho com descanso, perde o entusiasmo, esgota sua energia e não vai muito longe na sua caminhada.


domingo, 6 de agosto de 2023

Casa limpa? vida melhor

casa limpa

Quem se sente bem dentro de uma casa suja e bagunçada? Limpeza e organização são hábitos que atraem equilíbrio, saúde e bem-estar para as nossas vidas. Além da confusão, a sujeira e a desordem atrapalham os relacionamentos, atrasam a vida e podem provocar sensações negativas como tristeza e depressão. Para a organização da casa, tome algumas atitudes básicas.

  • Estabeleça um dia certo para a faxina. Siga-o como um ritual.
  • Coloque lixeiras nos ambientes e limpe-as diariamente.
  • Divida tarefas diárias (lavar a louça, retirar o lixo, limpar o filtro, arrumar as camas etc.) entre os moradores da casa. Uma tabela - colocada bem à vista de todos - pode ajudar.
  • Conserte sem demora tudo o que quebrar ou estragar.
  • Reserve uma caixa ou sacola para colocar roupas e objetos para doação.
  • Quando colocar alguma coisa nova em casa, aproveite para se livrar de objetos sem utilidade.
  • Uma vez por mês (todo dia 30, por exemplo) faça uma arrumação geral na casa, separando o que não serve mais.
  • Cuidado com os "quartos de bagunça"- aqueles locais onde todo mundo coloca coisas sem serventia. Eles podem atrair insetos.

Dica: Mantenha os utensílios de limpeza, como vassouras, escovas e panos, sempre limpos.


Extraído Casa Organizada. Coleção Ideias & Toques, Rio de Janeiro, Kirk Editora, ano 2001, p. 6.

Mantenha os ratos à distância

lata de lixo

Apenas nos desenhos animados os ratos são simpáticos e bonzinhos. Esses roedores transmitem doenças como a leptospirose e a peste bubônica. Por isso é fundamental evitar sua presença, tomando certas precauções.

  • Mantenha lixeiras sempre tampadas e remova o lixo diariamente.
  • Não jogue lixo em terrenos baldios ou córregos.
  • Armazene bem os alimentos, mantendo-os em embalagens e potes fechados.
  • Evite acumular objetos em garagens ou depósitos por muito tempo.

Extraído Casa Organizada. Coleção Ideias & Toques, Rio de Janeiro, Kirk Editora, ano 2001, p. 7.

Animais em casa: cuidados necessários

cachorro banho

Cachorros, gatos, passarinhos... A alegria proporcionada pelos bichos de estimação deve rimar com limpeza e higiene. Alguns cuidados são importantes.

  • Destine um local da casa para o descanso, a higienização e a alimentação dos animais.
  • Dê banho regularmente em seus animais, principalmente em cachorros.
  • Gaiolas devem ser limpas pelo menos uma vez por semana.
  • Lave regularmente as vasilhas de alimentação para evitar contaminação por fezes de insetos ou de outros animais.

Extraído Casa Organizada. Coleção Ideias & Toques, Rio de Janeiro, Kirk Editora, ano 2001, p. 7.